Semarh prevê alívio nas chuvas e Alagoas sai do Alerta Máximo

Com redução das chuvas nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, nível de severidade é reclassificado; solo ainda encharcado mantém riscos residuais
Previsão aponta tendência de diminuição dos volumes de chuva nas regiões do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Foto: Ascom Semarh

 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) reclassificou nesta quinta-feira (22) o nível de severidade meteorológica em Alagoas de Alerta Máximo para Estado de Atenção. A decisão foi tomada com base nas previsões mais recentes, que apontam tendência de diminuição dos volumes de chuva nas regiões do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

De acordo com a análise das últimas rodadas dos modelos numéricos de previsão do tempo, as chuvas mais intensas já passaram. Nas demais regiões do estado, a previsão é de chuva de fraca intensidade. Embora o cenário meteorológico tenha melhorado, a Semarh informa que o solo permanece bastante encharcado, o que mantém o risco de elevação do nível de pequenos córregos e riachos, alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana e, principalmente, deslizamentos de terra em encostas.

As condições atuais favorecem a formação de nebulosidade convectiva. A Semarh segue monitorando o tempo em tempo real e poderá emitir novos alertas meteorológicos ou hidrometeorológicos, caso haja necessidade.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo website da Semarh através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico

Maceió

A Defesa Civil de Maceió alerta que a previsão meteorológica indica continuidade das chuvas até o próximo sábado (24) e reforça a necessidade de atenção redobrada em áreas sujeitas a alagamentos e deslizamentos. Para manter-se informado, a população deve acompanhar os boletins oficiais e seguir rigorosamente as orientações das equipes de emergência.

Em caso de qualquer situação de risco, o órgão pode ser acionado pelo telefone 199 ou 156, 24 horas por dia. Além disso, os moradores que desejarem receber mensagens de alerta diretamente no celular podem se cadastrar enviando o CEP por SMS ao número 40199, sem custo adicional.

“Nossas equipes estão nas ruas incansavelmente, nossa maior missão é salvaguardar vidas. Por isso reforçarmos à população: saia do local de risco até que chegue uma equipe, sua vida é mais importante”, enfatiza o coordenador-geral, Abelardo Nobre. Ele acrescenta ainda que, desde sábado, já foram atendidos mais de 700 chamados: “Estamos desde sábado atendendo diversos tipos de ocorrência. Já são mais de 700 chamados, mas graças a Deus sem nenhuma vítima fatal. É importante que a população siga nossas orientações e nos acione a qualquer sinal de perigo.”

A Defesa Civil de Maceió reforça: não hesite em pedir ajuda ao primeiro sinal de ameaça, mantenha desligados aparelhos elétricos em áreas alagadas e, sempre que possível, busque abrigo em locais altos e estruturados. A colaboração de todos é fundamental para atravessarmos este período de chuvas com segurança.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS