4 de dezembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Semed de Maceió promove hoje evento para homenagear inspetores educacionais

Momento contará com palestra e socialização de servidores

Severino Soares atua há 17 anos como Inspetor Educacional. Foto: Leonardo André/Ascom Semed

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia Municipal do Inspetor Educacional, e para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) irá promover um evento com palestra e discussões na próxima segunda-feira (18).

Responsáveis por manter ativo o elo entre escolas e as normas e legislações que direcionam as ações das instituições educacionais, os Inspetores Educacionais serão homenageados neste evento, que terá como ponto principal uma palestra intitulada

“O Inspetor Educacional e sua participação permanente na Secretaria Municipal de Educação”, ministrada pela vice-presidente da Associação dos Inspetores Educacionais dos Sistemas de Ensino de Alagoas (Asiseal), Edja Betânia.

Roberdouglas Rocha, coordenador geral de Normas e Legislação da Educação Municipal, ressalta a importância dos profissionais para a educação.

“O Inspetor Educacional é um profissional que tem um caráter de agente participativo de comunicação, orientação e correção que conduz uma prática que é reflexo da ligação entre norma institucional e o fazer educacional, buscando estar atentos aos princípios e valores dando primazia à postura enquanto profissional da educação”. Roberdouglas Rocha.

Há 17 anos exercendo a função de Inspetor Educacional, Severino Soares fala da atuação como profissional e da relevância desta função para o pleno funcionamento da condução das práticas educacionais.

“Nosso trabalho favorece a gestão educacional porque tudo que existe dentro da educação tem a parte legal, que está dentro da inspeção, uma vez que somos a vigilância da legalidade. É importante porque fazemos com que os demais profissionais da educação tenham acesso ao que se consta na legislação. Me sinto muito satisfeito por poder dar essa contribuição para o favorecimento das políticas educacionais”. Severino Soares.

Para a secretária-adjunta de gestão educacional de Maceió, Emilia Caldas, é essencial celebrar a data comemorativa. Emilia saudou, ainda, a função exercida pelos profissionais.

“Comemorar essa data é muito significativo para esse profissional tão importante para a educação, uma vez que o Inspetor é quem garante que as questões legais, que são direito do estudante, sejam cumpridas, desde a matrícula até a saída da escola. É uma função de extrema relevância para que tudo que é direito do aluno seja garantido”. Emilia Caldas.

O evento em homenagem ao Dia do Inspetor será realizado nesta segunda-feira (18), no auditório Paulo Freire, na Semed, entre às 8h e 11h da manhã.