22 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Senai contempla HGE e Santa Mônica com protetores faciais

Foram 80 unidades para a rede estadual

Santa Mônica recebeu 40 unidades | Assessoria

A Indústria alagoana deu mais uma importante contribuição para proteger os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da luta contra o coronavírus em Alagoas. Na tarde dessa sexta-feira, 24, o Senai  doou 80 protetores faciais para a rede estadual de saúde. Quarenta foram destinados ao Hospital Geral do Estado (HGE) e a outra metade para a Maternidade Santa Mônica.

Na Santa Mônica, explica a coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional, Silviane Maria Luna Vianna, os protetores serão utilizados pelos profissionais do atendimento ao público – gestantes – e do centro cirúrgico. “Isso será importantíssimo para eles se sentirem mais seguros na realização das suas atividades”, destacou.

De acordo com Silviane, a participação da sociedade civil, especialmente da Indústria, dando as mãos ao poder público para minimizar os riscos que o profissional de saúde sofre diante do atendimento do paciente suspeito de coronavírus é de extrema importância.

Os equipamentos entregues às duas unidades de saúde são mais leves e práticos, porém, cumprem a mesma função de proteger olhos, boca e nariz. Isso porque o Senai Alagoas trocou informações com o Senai da Bahia e conseguiu, a, partir do modelo baiano, fazer melhorias nos protetores faciais que são fabricados na Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, em Maceió.

O gerente de Tecnologia do Senai/AL, Welton Barbosa, conta que a produtividade é maior do que a dos protetores feitos em impressoras 3D, porque somente é necessário acetato, elástico e botoeiras. “Ele não precisa de um suporte para ser colocado e sustentá-lo na cabeça, é só cortar e montar”, disse.

A doação, acrescenta Welton, faz parte do engajamento da Indústria alagoana na campanha de produção e arrecadação de EPI’s para os profissionais da saúde em Alagoas, a @juntoscontraovirus.