28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai e MVV transformam realidade de mulheres empreendedoras em Craíbas

Projeto oferece capacitação para doceiras e salgadeiras conquistarem novos mercados

Feira Comunitária é realizada mensalmente na MVV | Assessoria

Uma vez por mês, o pátio da Mineração Vale Verde, no município de Craíbas, se transforma em uma feira ao ar livre, onde um grupo de mulheres, doceiras e salgadeiras da Associação Juntos Somos Fortes, expõem e vendem deliciosos produtos aos colaboradores da empresa. A última edição da Feira Comunitária, onde também são vendidos artigos do campo como ovos, aconteceu na última sexta-feira, 3.

São produtos como bolos, tortas e doces diferenciados, produzidos por empreendedoras capacitadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do projeto Mulheres Empreendedoras, uma iniciativa da MVV. “Estou amando o curso, aprendendo mais do que eu já sabia um pouquinho e estou me aprimorando mais ainda”, disse Genise Leandro da Silva, uma das vendedoras.

A ideia do projeto é expandir mercados para estas mulheres, promovendo a independência e o empoderamento, por meio da geração de renda. “O projeto dará a essas mulheres empreendedoras a oportunidade de atrair outros públicos consumidores, ao proporcionar uma capacitação para que possam produzir com um conhecimento mais técnico, levando essa produção para ser vendida na própria cidade e, futuramente, em outros municípios”, explica a consultora técnica do Senai, Luciane Jerônimo.

Produtos são feitos com orientação técnica do Senai | Assessoria

Atualmente, a ação, que fortalece a agricultura e o empreendedorismo feminino, realiza o curso de confeitaria. Porém, estão programadas outras capacitações em Técnicas de Congelamento, Fabricação de Salgados, de Panetone e Chocotone, de Tortas Decoradas e de Produtos com Frutas.

Além disso, o grupo receberá consultorias do Senai em Custo de Produção, Desenvolvimento de Design de Rótulos, Elaboração de Fichas Técnicas de Produtos, Rotulagem de Alimentos e Informação Nutricional.

O projeto da MVV, com a parceria do Senai, promete transformar realidades na região, deixando um legado positivo. “[O projeto] nasceu de uma necessidade da própria comunidade, das mulheres trabalharem e desenvolverem algo novo, partindo do que elas já tinham conhecimento”, explica a analista de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Mineração Vale Verde, Gyslane Chaves.

Este é um dos vários projetos da MVV que fomentam a integração social no território onde a empresa atua, explica o coordenador de Comunicação, Relações de Comunidades e Institucionais da MVV, Mário Lima. “É muito importante a parceria da gente com o Senai, porque é uma instituição de muita credibilidade, que soma aos esforços para que nós possamos alcançar os nossos objetivos de formação profissional  com ênfase no empreendedorismo para as mulheres empreendedoras e demais projetos dessa envergadura na carteira de projetos sociais da Mineração Vale Verde”, concluiu.