27 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai inicia programa de pré-aceleração GdH – Indústria com 15 projetos

Iniciativa tem o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Fapeal

Empreendedores reunidos no Senai Poço | Assessoria

Uma nova caminhada na direção da inovação e do empreendedorismo foi iniciada nesta sexta-feira, 12, pelos autores dos 15 projetos selecionados no programa de pré-aceleração Geração do Hoje (GdH – Indústria). A iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), tem como objetivo transformar boas ideias em negócios inovadores.

Durante a solenidade que marcou o início dos trabalhos, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai, Maicon Lacerda, explicou que foram, aproximadamente, 200 projetos inscritos na ação, o que demonstra como o ambiente de inovação vem crescendo em Alagoas. “É um programa capitaneado pelo Senai que gera oportunidades de crescimento, nesta época em que o estado vive um momento rico de ações de apoio ao empreendedorismo inovador”, disse.

É um caminho sem volta, segundo o superintendente de Tecnologia e Inovação da Secti, Pedro Ivo. “A ciência, a tecnologia e a inovação vão posicionar Alagoas no futuro. O governo entende que a CT&I vão tracionar o desenvolvimento”, ressaltou, ao lembrar que as parcerias e programas governamentais atendem tanto os projetos em maturação quanto às empresas mais desenvolvidas.

O movimento tem uma palavra-chave: “startups”, conclui o diretor científico da Fapeal, João Vicente Lima. De acordo com ele, esse tipo de empresa traz o DNA da inovação. “Não há futuro fora desse horizonte de inovação, num mundo cada vez mais competitivo, veloz e inovador”, ponderou.

Maicon Lacerda explica passos do programa a participantes | Assessoria

A primeira reunião do grupo acontece na próxima terça-feira, 16. A metodologia a ser aplicada é a TXM, desenvolvida pelo professor Luiz Salomão Ribas, de Santa Catarina. Salomão e a diretora de pesquisa e desenvolvimento da TXM, Naiane Cristina, apresentaram a metodologia aos participantes via transmissão remota.

“O programa é uma iniciativa inovadora para Alagoas, que se conecta a outros movimentos de apoio ao empreendedorismo inovador”, destacou Maicon Lacerda. Depois da solenidade no auditório do Senai Poço, os selecionados fizeram uma visita ao SenaiHub, um dos ambientes de trabalho do GdH – Indústria.