29 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Senai reforça parceria com a Secti pela promoção da inovação em Alagoas

Entidade garante espaço no Polo de Tecnologia para apoiar desenvolvimento de novas ideias.

Lyra e secretário Silvio Bulhões assinam termo de cooperação | Assessoria

O termo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira, 8, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, e pelo secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia  e da Inovação, Silvio Bulhões, garante a presença do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na unidade Maceió do Polo de Tecnologia de Alagoas, no bairro de Jaraguá.

A parceria reforça o ecossistema de inovação do Estado, num momento em que o Senai constrói, na unidade do bairro do Poço, um espaço destinado a garantir o acesso dos empreendedores alagoanos a tecnologia de ponta e a consultorias para o desenvolvimento de produtos.

O Hub Senai de Inovação e Tecnologia está quase pronto e deve ser inaugurado neste mês de agosto. O ambiente possui equipamentos como impressoras 3D e até uma área que simula a operação de uma indústria 4.0, trazendo o futuro do setor industrial para Alagoas.

Nele, é possível realizar projetos de pesquisa e construir protótipos, facilitando o desenvolvimento de novos produtos. “Isso é fundamental porque, às vezes, o empreendedor tinha a ideia e não tinha como materializar. Este centro de tecnologia vai ajudar aos empreendedores, aos idealizadores, a concretizarem suas ideias”, disse José Carlos Lyra.

Comitiva visita o Senai Hub, no bairro do Poço | Assessoria

O fortalecimento da parceria entre o setor produtivo e o Estado é essencial para promover o desenvolvimento, disse o secretário Silvio Bulhões. “A gente sabe que Alagoas tem um ambiente muito rico e com empresas e pessoas muito capacitadas. O papel do Estado e, acredito, também da Fiea junto com o Senai nessa parceria, é de fortalecer cada vez mais esses empreendedores, dar a possibilidade de que eles prosperem e fortaleçam sua atuação”, afirmou.

O diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, disse que a entidade marca presença na promoção da inovação e da tecnologia no Estado. O Hub Senai de Inovação e Tecnologia, acredita, é uma proposta extremamente audaciosa. “O Senai continua acompanhando todo esse movimento que está tendo em Alagoas, em prol da inovação e da tecnologia”, explicou, ao acrescentar que os empreendedores também terão apoio de equipes do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Sucesso nos negócios

Quando estiver pronto, o Hub Senai deve contribuir para aumentar, também, as chances de sucesso dos negócios. “Não basta só ter a ideia, é preciso ter também todo um complexo de logística, de entendimento se aquele negócio vai dar certo e outros aspectos de estímulo à tecnologia e inovação”, explica a diretora de Educação, Inovação e Tecnologia do Sesi e Senai, Cristina Suruagy.

Após a assinatura do convênio, a comitiva visitou o espaço no Polo de Tecnologia que será cedido ao Senai. Acompanharam a assinatura o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho, o gerente executivo de Inovação e Tecnologia do Senai, Maicon Lacerda, o gerente da Unidade do Senai Poço, Welton Barbosa, o superintendente di IEL/AL, Helvio Vilas Boas, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Rodrigo Rossiter.