11 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Serra da Barriga recebe caravanas nesta quarta-feira para celebrar Dia Nacional da Consciência Negra

Historiador Douglas Apratto propôs transformar a serra em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra pela primeira vez o País comemora o feriado nacional. Em Alagoas o feriado foi instituído pelo governo alagoano em 1995.

Nesta data, grupos culturais e diversos segmentos do movimento negro de Alagoas e do País se encontram na serra para as reverências a Zumbi dos Palmares e ancestrais que formaram o Quilombo dos Palmares.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União dos Palmares, interior de Alagoas.

Patrimônio cultural da humanidade

Depois de subir a pés a ladeira da Serra Barriga com um grupo de professores e estudantes, neste dia 20, dedicado à Consciência Negra, o reitor do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), Douglas Apratto, propôs em 2018 ao governo de Alagoas que desenvolvesse um processo para transformar a serra em Patrimônio Cultural da Humanidade.

Historiador renomado, o reitor do Cesmac disse que a instituição está pronta para apoiar a iniciativa, considerando o valor histórico e cultural que tem a Serra da Barriga, em União dos Palmares, Alagoas, para Brasil e para o mundo.

Na visão de Douglas Apratto, os monumentos mundiais que conquistaram essa certificação todos merecem o feito, mas nenhum merece mais que a Serra da Barriga, palco da luta libertária do povo de Zumbi dos Palmares. A serra é tombada pelo patrimônio histórico nacional.