O Serviço Geológico do Brasil disponibilizou para consulta pública o mapa de feições de instabilidade do bairro Pinheiro, onde é possível identificar as regiões com maior incidência de rachaduras. Agora, é possível localizar as áreas por meio do nome de ruas e avenidas, o que deve facilitar a busca dos moradores.
Para acessar o mapa, basta clicar nesse link e ampliar o documento para conferir as ruas e avenidas conforme as áreas subdivididas pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil.
O mapa atualizado está dividido entre as áreas vermelha, laranja e amarela, que representam o grau de intensidade das feições. A atualização atende à solicitação da população e foi realizada para facilitar o entendimento em relação aos locais que têm maior intensidade e persistência das fissuras.
Estudos
Os pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) deram início, nesta segunda-feira (21), a uma metodologia de investigação do subsolo no bairro Pinheiro.
Nesta etapa, que é complementar aos demais levantamentos em andamento na região, o objetivo principal é identificar, por intermédio de sondagens a percussão, as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade.
Outro trabalho que está em andamento é o estudo da eletrorresistividade, que é um método geofísico a fim de avaliar a profundidade do solo por meio da sondagem elétrica. Para viabilizar o estudo, o trânsito em algumas vias está sendo bloqueado por agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Confira o horário e locais de interdição:
22/01 – Rua Prof. José Silveira Camerino
- Horário: 8h às 17h
23/01 – Rua Pedro Suruagy
- Horário: 8h às 17h
24/01 – Alameda São Bento
- Horário: 8h às 17h
Rui Palmeira e OAB
Nesta segunda-feira (21), o prefeito Rui Palmeira recebeu a visita do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Nivaldo Barbosa Jr. Na ocasião, os gestores falaram sobre a importância de estreitar relações entre as instituições e sobre a situação no bairro do Pinheiro.
“A presença da Ordem é muito bem-vinda, pois chancela a seriedade do debate. Então, que a OAB possa, junto ao Ministério Público Estadual e Federal, a Defesa Civil Municipal e estadual, fazer esse debate e levar informações sérias respeitando os moradores do Pinheiro”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.
Durante a reunião, o prefeito Rui Palmeira anunciou que voltará a Brasília, na próxima semana, para pedir celeridade na conclusão dos estudos que analisam as causas das fissuras apresentadas no bairro do Pinheiro.
“Além da defesa da advocacia, nossa entidade tem como função a defesa da cidadania. Entre outros assuntos, viemos tratar da questão do Pinheiro, que tem causado uma grande repercussão e um grande temor por parte da população. A OAB foi provocada a acompanhar e acredito que, efetivamente, precisamos estar juntos para que seja encontrada uma solução concreta, viável e rápida”. Nivaldo Barbosa Jr., presidente da OAB/AL.