Em pronunciamento realizado durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 17, o deputado Rodrigo Cunha (PSDB) declarou que, em reunião com o secretário municipal de Meio Ambiente de Maceió, David Maia, foi informado que a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) é a maior poluidora do Estado de Alagoas.
O parlamentar fez muitas críticas à forma como o órgão presta serviço ao o consumidor, que paga 100% da taxa de esgoto. “Esse recurso deveria ser usado para o saneamento, mas está provado que a Casal não está prestando esse trabalho. Ela recebe o dinheiro do consumidor e não faz aquilo que é devido”, ressaltou o parlamentar.
Cunha ainda destacou que atualmente existe uma recomendação proibindo que a cidade de Maceió emita novas licenças ambientais. “Os prédios que estão prontos não podem receber o ‘habite-se’ antes que a Casal organize o sistema de esgotamento da cidade”, lamentou Rodrigo Cunha.
Em aparte, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ronaldo Medeiros (PT) reconheceu que a Casal passa por dificuldades orçamentárias há anos e que o governador Renan Filho vem cuidando com muita cautela da companhia. Ao fim do debate, foi sugerido, pelo deputado Isnaldo Bulhões (PDT), que a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa provoque o Ministério Público para discutir a questão.