29 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesau alerta para aumento no número de casos e internações por Covid-19 em Alagoas

Média diária de novas hospitalizações entre os casos confirmados, segundo o mês de internação, foi de 0,6 em maio e 4,5 em junho

Reunião com técnicos da Sesau ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (22)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta para o aumento no número de casos e internações por Covid-19 em Alagoas. Nesta quarta-feira (22), o Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19 se reuniu com os diretores das unidades hospitalares estaduais para discutir os dados da Semana Epidemiológica 24/2022, que mostram a crescente incidência da doença no Estado.

O gerente de informação e análise da situação de saúde, Herbert Charles Barros, divulgou a evolução de novos casos segundo a Semana Epidemiológica de atendimento, que foi de 1.163. Além disso, também foram divulgados 57 novos casos da semana de atendimento, entre a população pediátrica.

A média diária de novas hospitalizações entre os casos confirmados, segundo o mês de internação, foi de 0,6 em maio e 4,5 em junho. Além disso, também foi mostrada a evolução de testagens RT-PCR das amostras encaminhadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) por mês, sendo de 426 em maio e 822 em junho.

Destas amostras de maio, 93,43% foram negativas e 6,57% positivas; enquanto que em junho, 55,23% apresentaram resultados positivos e 44,77% negativos.

Durante a reunião, técnicos analisaram a Semana Epidemiológica 24

Ampliação de Leitos

Com todos os dados mostrando a evolução da Covid-19 em Alagoas, a Central de Regulação de Leitos solicitou a ampliação da oferta de leitos exclusivos para a Covid-19 em Alagoas, caso se mantenha o aumento crescente de diagnósticos positivos.

Além disso, todos reforçaram a necessidade da conclusão do esquema vacinal dos alagoanos e a importância de respeitar as medidas sanitárias, para a contenção do vírus, a exemplo do uso de máscaras em ambientes fechados.

As reuniões do Comitê Científico, diante do cenário de preocupação, passarão a ser semanais e a próxima está marcada para quinta-feira (30).

Estiveram presentes na reunião, a gerente de Ações Estratégicas (Gaest), Sylvana Medeiros; o gerente de Análise da Situação da Saúde, Herbert Charles Barros; a coordenadora da Central de Regulação de Leitos, Lysgreth Sanchez; o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão; o gerente de doenças transmissíveis, Diego Hora; os diretores do Hospital da Criança, Ana Carolina Ruela e João Lourival; a diretora do Hospital Regional de Mata (HRM), Marcelle Perdigão; a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira; o diretor do Hospital Regional do Norte (HRN), Sidcley Peixoto; os representantes do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), Alessandra Viana Rolim e Carlos Henrique Damasceno, a secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), kátia Betina; e o diretor médico do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), Dyego Rosendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.