25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesau encerra Arena Saúde em São Miguel dos Campos com mais de 600 atendimentos

Foram realizados 674 procedimentos em pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis

Com o objetivo de diminuir a fila de atendimento de demandas reprimidas durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a prefeitura de São Miguel dos Campos, realizou a Arena Saúde nessa sexta-feira (18) e sábado (19), na quadra poliesportiva Ineide Nogueira.

Durante a ação foram realizados 674 procedimentos em pacientes acometidos por doenças crônicas não transmissíveis, que são acompanhados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município.

No sábado (19), foram registradas 35 consultas com endocrinologista; 32 consultas com clínico geral com 21 marcações para cirurgias, e 83 consultas com nutricionista. No atendimento odontológico foram registrados 50 atendimentos em que foi realizado rastreamento de câncer bucal.

Já no dia anterior, sexta-feira (18), foram realizadas 80 consultas com cirurgiões vasculares, incluindo 38 trocas de curativos por equipe especializada; 42 consultas com endocrinologista; 109 consultas com nutricionista e 40 consultas com clínico geral, com 23 encaminhamentos cirúrgicos.

Também foram registrados 74 exames de ultrassom com Doppler, além de 70 rastreamentos de câncer bucal, com três casos suspeitos.

O morador do bairro Élio Três, Genivaldo Lima, de 59 anos, chegou antes da abertura no Arena Saúde para se consultar com endocrinologista. Ele disse que aguardava consulta há cerca de três anos e por causa da Covid-19 não conseguiu dar continuidade ao tratamento.

“Eu tenho diabetes e, por causa da pandemia, acabou que não consegui mais me consultar. Deixei os encaminhamentos no posto de saúde, mas só agora eles chamaram para consultar. Vim logo cedo para não perder!”

A dona de casa Josefa Araújo, de 51 anos, fez os exames preventivos que estavam atrasados e elogiou a ação. “Hoje eu vim fazer exame de sangue, já estava aguardando há uns nove meses esse check-up para poder remover um cisto nas costas. Eu gostei muito do atendimento aqui no mutirão, são todos muito atenciosos, desde a triagem até a coleta do sangue”, ressaltou.

Já o aposentado José Cícero, de 73 anos, realizou consulta com a cirurgiã geral e comemorou poder realizar consultas com especialistas próximos de casa.

“É muito bom poder se consultar tão perto de casa, o mutirão devia acontecer outras vezes porque ajuda a sair mais rápido a consulta. Eu gostei de tudo aqui, fui muito bem atendido”.

Os pacientes atendidos durante os dois dias de realização do Arena Saúde também passaram por avaliação odontológica para busca ativa de câncer bucal e receberam orientações sobre saúde bucal.

O cirurgião bucomaxilo, Igor Lerner, explicou que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Ainda de acordo com o cirurgião, o fumo, combinado com o excesso de bebida alcóolica, é um dos principais fatores de risco.

“Aqui na Arena estamos com o objetivo de detectar precocemente o câncer bucal mesmo nos assintomáticos, aqueles que não têm queixa nenhuma, pois podem estar apresentando lesões que se desenvolveriam em um câncer. Durante o atendimento nesses dois dias já foram detectados alguns pacientes com casos suspeitos onde já foram encaminhados para outros exames. É importante ressaltar que a prevenção é sempre a melhor opção, pois favorece bastante o prognóstico e, consequentemente, um tratamento menos invasivo”.