24 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesau irá anunciar diariamente ranking da vacinação em todos municípios alagoanos

Ayres destacou que está mantendo a coerência e transparência com a população alagoana, alertando a todos para o que está acontecendo no estado

Novas medidas foram anunciadas em entrevista coletiva à imprensa

Devido ao aumento do número dos casos de Covid-19 e síndromes gripais em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá informar diariamente o ranking da vacinação dos municípios alagoanos, como forma de incentivar a imunização em Alagoas.

A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira (6), durante o anuncio das novas medidas de contenção contra as doenças no estado, em uma live que contou com a presença do governador Renan Filho e do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A entrevista coletiva à imprensa aconteceu no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Durante a entrevista, Alexandre Ayres destacou que está mantendo a coerência e transparência com a população alagoana, alertando a todos para o que está acontecendo no estado.

“Queria explicar para a população que está acompanhando a gente, e vemos que as redes sociais estão muito em polvorosa, cada um com a sua teoria ou decisão a ser tomada, destacar que nós estamos mantendo essa coerência e transparência desde o início do enfrentamento à pandemia e que nós estamos prontos para tomar qualquer medida que seja necessária com o principal objetivo que é de salvar as vidas dos cidadãos alagoanos”. Alexandre Ayres.

Ayres ainda pediu para que toda a população conclua o ciclo vacinal contra a Covid-19 para que Alagoas avance na vacinação.

“Nós estamos enfrentando um momento atípico, com a variante ômicron já circulando, com o início da sazonalidade, e pela primeira vez, com o período de enfrentamento da variante delta, que circulou durante todo 2021, e que agora chega em um momento crítico, que vai ensejar, sem dúvida nenhuma, o aumento da nossa ocupação hospitalar. Então a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo de Alagoas estão prontos para continuar trabalhando com coerência, responsabilidade e de maneira articulada com os municípios, com o objetivo de salvar as vidas das pessoas”. Alexandre Ayres.

Novas medidas

  • Liberação de 150 mil testes rápidos de antígeno para os municípios alagoanos;
  • Instalação de quatro centrais especializadas em atendimento de síndromes gripais nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) construídas e administradas pelo Governo de Alagoas, em Maceió;
  • Ampliação de leitos para Covid-19 e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG);
  • Cobrar dos municípios a reabertura das unidades sentinelas, conforme determinação do Ministério da Saúde, na portaria Nº 3.978, divulgada em 28 de dezembro de 2021, que credencia e libera recursos financeiros;
  • Disponibilização de 30 ambulâncias para agilizar o transporte sanitário nas UPAs e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
  • A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) ficará responsável por divulgar como anda a vacinação em cada cidade diariamente.