17 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi Alagoas conquista quatro prêmios no Festival de Robótica Off Season

Dois deles são inéditos para o estado; alunos do Benedito Bentes e Cambona festejaram vitórias

Sesi Senai FTBen trouxe dois troféus inéditos para Alagoas | Divulgação

Alagoas foi destaque no Festival de Robótica Off Season, realizado entre quinta-feira (3) e sábado (5), na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro. Foram quatro prêmios conquistados pelos alagoanos da Rede Sesi de Educação Básica, sendo dois deles inéditos para o estado.

A competição de tecnologia e engenharia contou com a participação de 800 estudantes de ensino médio de escolas públicas, particulares e do Serviço Social da Indústria (Sesi) de 23 estados e do Distrito Federal.

As duas premiações inéditas ficaram por conta da equipe FTBen, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, que conquistou os prêmios Aliança Vencedora e Inovação. O prêmio Aliança Vencedora é dado àquela equipe que chegou às finais das partidas eliminatórias e conseguiu vencer. O prêmio Inovação é conquistado pela equipe que tem as melhores inovações as melhores soluções para os problemas que surgiram durante a temporada no seu robô.

Integrante da equipe, o aluno Álvaro Omena de Miranda, de 16 anos, afirma que os dois prêmios inéditos para o estado são muito importantes para o crescimento das equipes dentro da competição. “Desde que iniciei minha jornada na FTC sempre foi um sonho conseguir conquistar esse prêmio, Aliança Vencedora. Finalmente, depois de duas temporadas, ele está aqui conosco em Alagoas”, vibrou.

Os outros dois prêmios fora conquistados pela FTCamb, da Escola Sesi Cambona: o de Divulgação, entregue à equipe que tirou um tempinho para gravar um vídeo chamando e apresentando a cultura STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática); e o Conexão, entregue à equipe que conseguiu levar, da melhor forma, o STEM e os valores da FIRST para a sua comunidade.

FTCamb completou as vitórias em outras duas categorias | Divulgação

“Essas duas premiações são muito especiais para nós, estamos extremamente felizes por tudo o que fizemos e também gratos a todo o apoio e incentivo de todos que contribuíram para nossa jornada até aqui”, disse a aluna da Escola Sesi Cambona Anazélia Viktória Lima Navarro Ferro.

Ela conta que a robótica a levou a pôr em prática diversas habilidades e ajudou a descobrir o que deseja fazer no futuro. “A robótica me deu conhecimentos valiosos de administração que ajudaram na gestão da empresa da minha família, e o que me faz extremamente feliz é levar para fora das quatro paredes do nosso laboratório de treino, algo que muda a vida de diversos jovens. E tudo isso é apenas 1% do que eu vivi durante minha primeira temporada na FIRST”, conta.

Temporada

Nesta temporada do Festival Sesi de Robótica, crianças e adolescentes de 9 a 19 anos devem buscar soluções para desafios ligados à energia. São avaliados itens como a velocidade do carro e o desempenho dos robôs, que precisam cumprir as atividades para somar o máximo de pontos nas partidas ou baterias de corrida.

Os times são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para modelagem, construção e programação das máquinas. Projetos sociais para levar ciência e tecnologia à comunidade, gestão financeira e marketing das equipes, que funcionam como empresas, também são critérios de avaliação.