A equipe pedagógica da Rede Sesi de Educação Básica recebeu, nessa terça-feira, 13, a visita da juíza do trabalho Luciana Espírito Santo Silveira e da procuradora do trabalho Rosemeire Lopes de Lobo Ferreira. O encontro aconteceu na Escola Sesi de Referência, no bairro Benedito Bentes, em Maceió.
Na reunião, que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Victor Braga, elas conheceram a estrutura da unidade e a metodologia de ensino do Sesi, modelo que deve ser transferido para a Rede Municipal de Maceió com a construção de uma nova escola na capital alagoana, como previsto no acordo entre Prefeitura de Maceió, Braskem e Ministério Público do Trabalho (MPT). A ideia é, após este projeto-piloto, expandir a experiência para toda a rede municipal.
A gerente executiva de Educação do Sesi Alagoas, Clarisse Barreiros, disse que a entidade enxerga nessa possível parceria uma oportunidade de colocar em prática a missão de transformar vidas sendo uma ponte para o futuro, por meio da Educação. “O Sesi está comprometido, de fato, com a construção de um cidadão que vai se ocupar de pensar em como o mundo precisa ser para ficar melhor, que consegue colaborar com o seu entorno e com a sua comunidade”, destacou.
Na ocasião, o coordenador de Educação Básica do Sesi Alagoas, Tássio Paiva, apresentou detalhes como a metodologia Maker, em que os alunos aprendem com a “mão na massa” e a STEAM, metodologia interdisciplinar que une os conhecimentos em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “O modelo pedagógico do Sesi transforma a realidade de aprendizagem do aluno, dando muito mais significado para essa aprendizagem, porque ela vai além da teoria, ele consegue aprender na prática”, acrescentou Clarisse Barreiros.
Encantamento. Essa foi a palavra usada pela juíza do trabalho Luciana Espírito Santo ao descrever a impressão que sentiu ao conhecer a Escola Sesi de Referência que, segundo ela, rompe com os padrões de ensino que conhecemos. “Aqui, o ser humano é colocado na escola como um cidadão, com poder de voz, com poder de soluções e de fazer parte da transformação. É isso que me encantou aqui e que faz com que eu veja o mundo da Educação, agora, com novos olhos, porque eu acho que essa metodologia veio para ficar”, declarou.
A estrutura escolar e a metodologia Sesi de ensino também foi elogiada pela procuradora do trabalho Rosemeire Lopes. Ele observou a engenharia do prédio construído com a técnica steel frame, além de questões como acessibilidade, ventilação e iluminação. Na avaliação da procuradora, a unidade do Sesi localizada no Benedito Bentes une muito bem a metodologia inovadora à infraestrutura de ponta.
“É uma coisa, realmente, de primeiro mundo. Que um dia nossas escolas públicas também cheguem a um nível desses, e que o aluno seja parte, também, do processo não só recebendo, mas, construindo o aprendizado”, afirmou. Ela lembrou que os professores devem ser capacitados e as autoridades dispostas a contribuir para que isso aconteça. “E é o que a gente está fazendo aqui”, concluiu.
O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, terminou a reunião otimista com a troca de experiências. “Eu saio daqui com alma lavada e com a certeza de que a gente vai aplicar esse projeto-piloto que vai dar certo com toda a rede. Assim, os resultados virão rapidamente. Eu saio realmente, hoje, elogiando o nível da Educação, a metodologia que é aplicada aqui no Sesi e a estrutura física da unidade. O Sesi está de parabéns!”, finalizou.