14 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Sesi Robocamb se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo

Alagoanos da Escola Sesi Cambona ganharam o Champions Awards no Open Asia Pacific First Lego, em Sidney, na Austrália

Sesi Robocamb se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo | Assessoria

O Sesi Alagoas brilhou do outro lado do mundo e conquistou para o Brasil o prêmio Champions Awards, do Asia Pacific Open Championship First Lego. Considerada uma das maiores competições mundiais de robótica, a disputa internacional aconteceu de 4 a 7 últimos, em Sidney, na Austrália, com a participação de cerca de 900 jovens, de 45 diferentes países.

A vitória inédita para Alagoas ganha um sabor especial, ao deixar a equipe Robocamb, da Escola Sesi Cambona, entre os melhores times de robótica do planeta. Isso porque o Champions Awards, conquistado pelos alagoanos, reconhece o sucesso da equipe em todos os critérios de avaliação.

“Todos do Sesi estão de parabéns por esta relevante conquista para Alagoas e para o Brasil. Nossos alunos mostram que seguimos no caminho certo ao apostar na Educação como um dos pilares do desenvolvimento das pessoas e do nosso Estado. As escolas Sesi entregam para a sociedade jovens com habilidades fundamentais para construir um futuro brilhante”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Carlos Lyra de Andrade.

“A gente só tem que se orgulhar muito desse resultado, que é fruto do modelo educacional vitorioso adotado pelo Sesi, que tem um time dedicado e competente na Educação Básica. Não poderia ser diferente, nossos alunos estão conquistando o mundo, mostrando que no Sesi o futuro é agora”, completou o superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes.

Sesi Robocamb se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo | Assessoria

Esta é a 10ª participação do Sesi Alagoas em competições internacionais de robótica, presenciais e remotas, em vários países. “O prêmio Champions Awards veio para consagrar o trabalho duro da equipe que treinou, incansavelmente, durante essa temporada. Minha gratidão ao Sesi Alagoas por investir e proporcionar essa experiência transformadora na vida de nossos alunos”, disse o professor Eduardo Monteiro, supervisor de Robótica do Sesi/AL.

Vivências enriquecedoras

A aluna do 1º ano da Escola Sesi Cambona Tandara Cordeiro Reis, de 16 anos, conta que participar do campeonato foi uma experiência única e emocionante, que proporcionou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes culturas e explorar novos lugares. “Vai além dos prêmios, é sobre as experiências enriquecedoras que vivenciamos. Essas vivências não apenas nos tornaram melhores competidores, mas também pessoas mais preparadas e capazes de enfrentar o mundo”, afirmou.

O instrutor de robótica da Escola Sesi Cambona,  Joab de Almeida Leite, revela que o mix de emoções foi intenso e indescritível. “Sinto-me orgulhoso por todo o processo de desenvolvimento que esses jovens demonstraram com tamanha maestria! Mais uma vez brilharam e mostraram que são grandes!”, ressaltou.

Solução inovadora

Além do robô, os estudantes precisam desenvolver um projeto científico conforme o tema da temporada. Como o tema da temporada é “Arte” e o hobby em comum da equipe é a pintura, após algumas pesquisas, eles descobriram que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com tremores nas mãos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para solucionar esse problema, a Robocamb desenvolveu o ESTABILIZE, um estabilizador para pincéis que utiliza um sistema de contrapeso. Ele se diferencia das demais soluções por possuir uma estrutura com peso adaptável para diferentes graus de tremores de ação. A ferramenta é especialmente projetada para proporcionar um momento de pintura prazeroso e inclusivo para pessoas que enfrentam esses tremores.

Sesi Robocamb se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo | Assessoria

Equipe

A Robocamb é formada pelos estudantes Mharia Eduarda Ferreira Costa, Tandara Cordeiro Reis, Vinícius Melo de Oliveira, Bruno Felipe de Araujo Oliveira, Maria Laura Pacífico Santos e Graziella Maria Sales de Santana. Eles contaram com o apoio da equipe técnica composta pelos professores Eduardo Monteiro, Joab de Almeida Leite e Alessandra de Fátima Damascenan (diretora da Escola Sesi Cambona), além do intérprete João Victor Laurindo Dantas. O instrutor de robótica Matheus Antônio Lima dos Santos acompanhou os competidores diretamente de Alagoas.

Sesi Robocamb se torna uma das maiores equipes de robótica do mundo | Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.