8 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Policia

Técnica diz em depoimento à polícia que falhou vacinação de idosa por ter sido distraída

Delegado vai convocar também os outros profissionais de saúde que estavam trabalhando no dia

 

Em depoimento à Polícia Civil nesta quinta (18), a técnica de enfermagem investigada por não aplicar corretamente a vacina da Covid-19 em uma idosa em Maceió, disse que foi distraída no momento do procedimento.

O caso aconteceu no primeiro dia de vacinação dos idosos com mais de 85 anos, no Pátio Maceió, um dos três pontos de vacinaçaõ na capital. Familiares de uma idosa de 97 anos flagraram, em vídeo, uma enfermeira simulando a aplicação.

O vídeo mostra a profissional colocando a seringa, mas não aplicando o líquido na senhora. Por sorte, seus familiares, formada em parte por profissionais da área da saúde, capturaram o momento e ficaram chocados ao perceber a simulação e que a idosa não foi vacinada.

Prontamente, eles retornaram ao local de vacinação e exigiram que a vacina, da Oxford/Astrazeneca, fosse aplicada de maneira correta.

O delegado vai convocar também os outros profissionais de saúde, que estavam trabalhando no dia, para prestar depoimento, além da família de idosa. O erro na aplicação somente foi percebido depois que a família analisou a filmagem.

O inquérito policial foi aberto após um pedido da promotora de Justiça, Marluce Falcão, da 55ª Promotoria de Justiça da Capital, que requisitou a instauração de inquérito policial ao delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, para apurar a falha na vacinação.