25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Eleições 2022

TRE vai realizar parcerias para combater notícias falsas nas eleições deste ano

Ministério Público, OAB, Polícia e Sindicato dos Jornalistas devem compor o sistema de combate a desinformação

Reunião do Núcleo Permanente de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

Os integrantes do Núcleo Permanente de Combate à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) se reuniram na tarde desta quarta-feira (15) para traçar estratégias no combate a todos os tipos de desinformação direcionados ao pleito eleitoral deste ano.

A reunião aconteceu na sede do Tribunal e já definiu acerca de parcerias que serão firmadas com instituições públicas e privadas objetivando enfrentar os efeitos negativos provocados pelas notícias falsas à imagem e credibilidade da Justiça Eleitoral.

O Núcleo do TRE alagoano é presidido pelo desembargador eleitoral Maurício César Breda Filho e é composto por representantes do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Federal (PF), da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL) e do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), além do diretor-geral, da assessora de comunicação e de um servidor da Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal.

“Nas últimas eleições a Justiça Eleitoral sofreu impactos negativos com a disseminação de notícias falsas e de opiniões desfavoráveis pela internet, especialmente em razão do contexto de dúvidas em relação à segurança e confiabilidade do voto eletrônico. Atualmente, vivemos um contexto de muita desinformação e, sobretudo, de desconfiança em relação às instituições públicas e é por isso que precisamos nos unir a instituições para o enfrentamento desses efeitos negativos”, pontuou o presidente do Núcleo, des. eleitoral Maurício Breda.