A reação do governo chinês às tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos levaram o presidente Donald Trump a determinar a elevação das taxas para 104% contra os produtos da China. Trump já havia taxado, anteriormente, em 54% e, nesta terça-feira, 8, autorizou mais 50%.
Trump havia estabelecido um prazo de até às 13h (horário de Brasília) desta terça para que o país recuasse na reação a imposição americana, quando a China taxou também produtos americanos em 34%. A nova taxa entra em vigor desta quarta-feira (9), junto com a tarifa “base” anunciada na semana passada no “Dia da Libertação” de Trump.
A China decidiu que lutará contra as tarifas dos Estados Unidos “até o fim”, depois que o presidente Donald Trump ameaçou adotar taxas adicionais, uma nova escalada na guerra comercial entre as duas maiores economias do planeta.
Apesar do temor de uma recessão global provocada pelas tarifas, que resultou em uma queda expressiva das Bolsas na segunda-feira (7), Trump parece descartar no momento uma pausa em sua política comercial agressiva.