Esta foi mais uma semana crítica para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele teria mandado o ex-advogado Michael Cohen mentir ao Congresso americano sobre as negociações envolvendo a construção de uma Trump Tower em Moscou.
Com isso, um processo de impeachment do presidente Trump nunca pareceu tão próximo. Sua outra alternativa seria renunciar, visto que além da gravidade de suas ações (tramar com a Rússia é uma ofensa grave), a maioria do Congresso é Democrata, que faz oposição aos Republicanos de Trump.
Ele teria ainda apoiado um plano de Cohen de visitar a Rússia durante a campanha eleitoral de 2016 para conhecer pessoalmente o presidente russo, Vladimir Putin, e iniciar as negociações sobre a torre. Trump teria dito a Cohen para “fazer isso acontecer”.
Enquanto o presidente dizia não ter negócios com a Rússia, ele e dois de seus filhos, Ivanka e Donald Trump Jr., eram informados regulamente por Cohen sobre os progressos envolvendo o empreendimento. O ex-advogado de Trump se declarou culpado de mentir sobre o negócio em depoimento e em uma declaração de duas páginas aos comitês de inteligência do Senado e da Câmara dos Deputados.
O procurador especial Robert Mueller, que dirige uma investigação sobre a suposta intervenção da Rússia na campanha eleitoral de 2016, afirmou que a falsa alegação de Cohen de que o projeto tinha sido encerrado em janeiro era uma tentativa de minimizar “ligações entre Moscou e indivíduo 1”, que deve se tratar do presidente.
Russia
Durante a campanha eleitoral, Trump negou veementemente ter tido qualquer negócio com a Rússia. Mas,por baixo dos panos ele estava pressionando para conseguir a Trump Tower de Moscou, que o presidente esperava que trouxesse lucro de US$ 300 milhões.
As duas fontes ouvidas pelo site disseram que o então candidato e Cohen se encontraram pelo menos dez vezes pessoalmente para falar sobre o negócio durante a campanha eleitoral. A Casa Branca não respondeu a pedidos de comentários do site, assim como a defesa de Donald Trump Jr. e das Organizações Trump.