Lideranças de outros países já estão parabenizando, publicamente, Donald Trump pela vitória projetada pela imprensa norte-americana na disputa pela Presidência dos EUA.
O presidente Lula, que declarou torcer pela democrata Kamala Harris na disputa, foi orientado por auxiliares a reconhecer a eventual vitória de Trump de uma maneira formal, mas mesmo assim, na mesma manhã, parabenizou Trump:
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”.
Confira algumas das lideranças que já parabenizaram Trump:
“Pronto para trabalharmos juntos como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”. Emmanuel Macron, presidente da França.
“Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel.
“Sua liderança será novamente a chave para manter nossa aliança forte. Estou ansioso para trabalhar com ele novamente para promover a paz através da força através da Otan”. Mark Rutte, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
“Lembro-me do nosso grande encontro com o presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhes a parceria estratégica Ucrânia-EUA, o Plano de Vitória e maneiras de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia”. Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia.
“A Itália e os Estados Unidos são nações ‘irmãs’, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade histórica. É um vínculo estratégico, que estou certo que iremos agora reforçar ainda mais. Bom trabalho, presidente”. Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana.
“Estamos lado a lado na defesa dos nossos valores partilhados de liberdade, democracia e negócios. Do crescimento e da segurança à inovação e à tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará a prosperar”. Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido.
“A maior volta por cima na história política dos EUA! Parabéns Donald Trump por sua enorme vitória. Uma vitória muito necessária para o Mundo!” Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria.
“Felicito calorosamente Donald J. Trump. A UE e os EUA são mais do que apenas aliados. Estamos unidos por uma verdadeira parceria entre nossos povos, unindo 800 milhões de cidadãos. Então, vamos trabalhar juntos em uma agenda transatlântica forte que continue dando resultados positivos para eles”. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.
Bolsonaro
Inelegível para as próximas eleições no Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que já declarou pessoalmente sue amor por Donald Trump, agradeceu a Deus pela vitória do americano. Confira na íntegra a (longa) mensagem que ele divulgou:
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Um homem que, mesmo após enfrentar um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial, ergueu-se novamente, como poucos na história foram capazes de fazer.
Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à Presidência da República dos Estados Unidos da América para completar sua missão: restaurar a grandeza de sua nação, proteger os interesses de seu povo e trabalhar por um mundo mais livre e com mais paz e tranquilidade.
Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica que marca não apenas seu retorno à Casa Branca, mas também o triunfo da vontade popular sobre os desígnios arrogantes de alguns poucos que desprezam nossos valores, nossas crenças e nossas tradições.
Este triunfo é histórico, um marco que reacende a chama da liberdade, da soberania e da autêntica democracia. Esta vitória encontrará eco em todos os cantos do mundo, impulsionando não apenas os Estados Unidos, mas também o fortalecimento da direita e dos conservadores em muitos outros países.
Que a vitória de Trump inspire o Brasil a seguir o mesmo caminho. Que nossos compatriotas vejam neste exemplo a força para jamais se dobrarem, para erguerem-se com honra, seguindo o exemplo daqueles que nunca se deixam vencer pelas adversidades.
Que nossa nação retome o seu destino de grandeza, para que seu povo volte a se orgulhar de sua história e de seus valores, sem a mácula da censura e do abuso de autoridade, com liberdade e segurança para todos.
Talvez em breve Deus também nos conceda a chance de concluir nossa missão com dignidade e nos devolva tudo o que foi tirado de nós. Talvez tenhamos uma nova oportunidade de restaurar o Brasil como uma terra de liberdade, onde o povo é senhor de seu próprio destino. Até lá, seguiremos firmes, de pé, cada um de nós, pelo sonho de um Brasil forte, livre e fiel aos seus valores mais elevados.”