
A iniciativa faz parte do projeto “Start4All”, que visa intensificar a prestação de serviços para diagnóstico e tratamento de tuberculose, que já acontece na Atenção Primária, estendendo para outras unidades de saúde. Em Maceió, o II Centro de Saúde, localizado no Poço, é a unidade de referência para o tratamento da doença.
“Essa ação é muito importante para o tratamento precoce e diminuição da transmissão, além de colaborarmos para o desenvolvimento de novos métodos de pesquisa para o diagnóstico”, afirmou a diretora da URS Pitanguinha, Graziela Arruda.
Durante o atendimento, os usuários contaram com exames de raio-x, coleta de escarro, coleta de urina e teste rápido para identificação de possíveis casos da doença. Em exames com resultados positivos, a equipe de enfermagem entrará em contato com o paciente para dar início ao tratamento.
Além da triagem e da realização dos exames na unidade, os usuários da URS Pitanguinha também participaram de uma roda de conversa sobre tuberculose, onde receberam panfletos e informações dos profissionais de saúde acerca da doença.