17 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Vacinação de covid salvou 63 mil pessoas com mais de 60 anos, aponta estudo

Pesquisadores apontam ainda que a taxa de óbitos por covid após as duas doses da vacina é de apenas 0,02%

Um estudo da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) aponta que quase 63 mil vidas de pessoas com mais de 60 anos foram salvas no Brasil em função da vacinação contra a covid-19.

Uma projeção anterior feita pelos mesmos pesquisadores já havia calculado que a vacinação salvou cerca de 40 mil vidas entre pessoas com 70 anos ou mais. Agora, o estudo foi atualizado para incluir também a faixa etária de 60 a 69 anos, e chegou ao número de 62.955 vidas salvas.

Os pesquisadores apontam ainda que a taxa de óbitos por covid após as duas doses da vacina é de apenas 0,02%. Segundo eles, isso não indica uma falha da vacina.

O estudo foi apresentado no Fantástico, da Rede Globo, e aponta que quando apenas uma porcentagem pequena da população geral está vacinada, as variantes que conseguem driblar as vacinas acabam circulando mais.

Neste final de semana, o Brasil chegou à marca de 30,5 milhões de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra a covid-19 ou com a vacina de dose única. No total, 30.573.383 pessoas estão completamente imunizadas, o que equivale a 14,4% da população.