Termina neste domingo, em Maceió, o maior evento afro cultural do Norte e Nordeste do Brasil “Vamos Subir a Serra”, que iniciou sua oitava edição, este ano, na última quarta-feira, 13 de novembro, na praia de Pajuçara.
Vamos Subir a Serra é uma iniciativa do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade do movimento negro de Alagoas, que tem como uma das lideranças a jornalista Valdice Gomes.
O evento tem como objetivo fomentar as potencialidades do povo negro e quilombola, bem como difundir a sua ancestralidade. Para isso, o Vamos Subir a Serra conta com espaços voltados para a comercialização de produtos, serviços e gastronomia afro-indígena. A programação foi montada com oficinas para adultos e crianças, debates, saraus e apresentações culturais.
“Trata-se de uma celebração cultural de extrema importância para o movimento negro e para a valorização das tradições afro-brasileiras em Alagoas, neste período em reverenciamos os símbolos da cultura e da liberdade do povo negro”, disse Valdice.
O evento também se estende a comemorações na Serra da Barriga, em União dos Palmares, Já na Serra da Barriga, em União dos Palmares, com atividades que acontecem nesta segunda-feira, 18, e na terça, 19, precedendo o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado na quarta-feira, 20 de novembro.