28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

Vencedor das prévias tucanas, João Dória sonha Sérgio Moro de vice

Com o PSDB rachado, maior desafio do governador de São Paulo será unir os tucanos em torno do seu nome

Dória vence as prévias tucanas e será o candidato do PSDB a presidência do País

Depois de vencer as prévias tucanas neste sábado, 27, o governador de São Paulo, João Dória (PSDB) tenta se fortalecer como candidato da chamada terceira via na disputa pela Presidência da República em 2022.

Dória obteve 53,99%, contra 44,66% do gaúcho Eduardo Leite e 1,35% do amazonense Arthur Virgílio.

Mas, em crise, o partido tucano não consegue chegar a dois dígitos nas pesquisas de opinião pública até então divulgadas pelo País, o que reflete um dificuldade de momento a ser vencida.

Agora, o governador terá que conversar com todos os partidos que defendem uma terceira via para tentar consolidar alianças.

No entanto, o sonho do pré-candidato é tirar Sérgio Moro da disputa pela presidência e trazê-lo para a composição de chapa como seu vice. O ex-juiz filiou-se ao Podemos também querendo ser presidente do Brasil.

Só que, antes disso, a missão mais urgente é unificar os tucanos em torno do seu nome. Rachado, o PSDB pode diluir a candidatura de João Dória.

A campanha das prévias deixou bem claro o nível de conflagração entre aliados dele e os de Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. Em alguns casos o debate foi rasteiro até com denúncias de compra de votos.

O temor é que com o resultado, muitos tucanos voem para outros muros.