29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Vídeo: Com pardal em mãos, terceirizado diz que motoristas “vão se lascar”

“Ande direito não, papai, se não você vai se lascar”, alerta um dos responsáveis pela instalação das câmeras de videomonitoramento

Circula nas redes sociais um vídeo com um homem se divertindo com um radar eletrônico e alertando motoristas contra as eminentes multas.

Confirmado pela própria assessoria Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Maceió, ele é de uma terceirizada para instalar pardais nas ruas:

“Essa criancinha aqui. Essa aqui que ‘vão lascar’ com vocês no trânsito. Ande direito não, papai, se não você vai se lascar!”

O contratado encerra o vídeo abrindo a porta e mostrando um grande lote de caixas, com outras câmaras a serem instaladas. E alerta novamente, recomendando que os bolsos sejam preparados. Rindo, o homem ainda lembra que vai ganhar dinheiro instalando todas elas.

Veja o vídeo:

Em nota, a assessoria da SMTT lamentou o vídeo e disse já tomar providências com a empresa responsável:

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) lamenta o ocorrido e esclarece que já notificou a empresa responsável pela instalação das câmeras de videmonitoramento em Maceió para que as medidas necessárias em relação à conduta do funcionário sejam adotadas.

Videomonitoramento

Nesta segunda-feira (11), a fiscalização com câmeras de videomonitoramento foi iniciada em Maceió. O primeiro ponto a receber o equipamento implantado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foi o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, no bairro da Ponta Verde.

Com esta tecnologia, utilizada em diversas capitais do país, será possível fiscalizar os vários tipos de infrações cometidas pelos condutores de veículos. Os equipamentos também irão auxiliar na redução do número de acidentes nas vias de Maceió.

Sobre o monitoramento

1-O que é a fiscalização por meio do videomonitoramento e qual o objetivo?

  • O videomonitoramento é uma importante ferramenta que tem como intuito auxiliar na fiscalização dos condutores infratores, que desrespeitam as leis de trânsito e colocam em risco a vida da população.

2-Onde funcionará o videomonitoramento?

  • O primeiro local a receber o videomonitoramento é o cruzamento da Rua Deputado José Lages com a Rua Manoel Ribeiro da Rocha, na Ponta Verde.

3-Qual o horário em que a fiscalização por meio do videomonitoramento funcionará?

  • A fiscalização por meio do videomonitoramento funcionará 24h por dia, todos os dias da semana.

4-O que acontecerá com quem for flagrado pelo videomonitoramento?

  • Os condutores que forem flagrados pelo videomonitoramento desrespeitando as leis de trânsito serão autuados pelos agentes da SMTT, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

5-Quais infrações serão fiscalizadas pelo sistema?

  • Através das novas câmeras de videomonitoramento, os agentes de trânsito da SMTT poderão, por exemplo, identificar conversões irregulares, ultrapassagem do sinal vermelho, uso do celular ao volante, o estacionamento irregular e a não utilização do cinto de segurança.