Ratinho recebeu na noite desta quinta-feira (22), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no programa Candidatos com Ratinho, no SBT. O convidado concedeu uma entrevista apaziguadora, com direito a brincadeiras e convite para tomar vinho com o apresentador após resultado das eleições.
Em tom descontraído, o petista defendeu políticas sociais de seus governos e explicou que ações de distribuição de renda faziam parte de uma política mais ampla para fortalecer o mercado interno. “Ratinho você sabe, você era mais feliz”, disse o ex-presidente. “Eu ganhava mais naquela época”, reconheceu o apresentador.
O que eu quero é construir um mundo mais harmonioso. Até você dava mais risada, Ratinho. O seu público, que está nos assistindo, sabe que comia melhor, passeava mais, viajava de avião. #LulaNoRatinho
— Lula 13 (@LulaOficial) September 22, 2022
Lula foi o último dos candidatos a presidência a ser entrevistado e falou sobre corrupção, MST (Movimento Sem Terra), além de ter feito críticas ao seu concorrente, Jair Messias Bolsonaro (PL).
“O Bolsonaro acabou com o ‘Minha Casa Minha Vida’ e criou a ‘Casa Verde e Amarela’, mas não construiu p***a nenhuma. O cara só falou[…] Eu nunca disse que o Bolsonaro era responsável pela pandemia. A pandemia foi um fenômeno da natureza, foi uma revolta contra o desmancho que nós, seres humanos, estamos causando no planeta”. Luiz Inácio Lula da Silva.
Lula disse que Bolsonaro deveria ter montado um Conselho de Crise, poderia ter ouvido o Ministério da Saúde e poderia ter comprado a vacina na hora certa.
O Bolsonaro poderia ter montado um comitê de crise, com os secretários de saúde, e podia ter comprado a vacina na hora certa. Ele não comprou porque ele não acreditava na vacina e zombava da pandemia. #LulaNoRatinho
— Lula 13 (@LulaOficial) September 22, 2022
“Ele ficou brincando. Fomos os primeiros a ter uma proposta de vacina, é de uma estupidez, ignorância tão grande, com aquele jeitão bruto dele. Tem gente que acha que ser ignorante é bonito. Elegante é você ser educado, refinado que nem eu”.
Ratinho prontamente concordou com o candidato e afirmou: “Você é elegante mesmo. Neste ponto você encanta!”, disse o apresentador.
“Ele passou a brigar com os governadores. É louvável ele ir visitar o túmulo da Rainha da Inglaterra, mas é louvável, também ter visitado o de uma criança que morreu de covid, um rapaz que perdeu a família inteira. Ele poderia ter derramado uma lágrima no canto dos olhos por causa das quase 700 mil pessoas que morreram por causa da pandemia”.
Debate
Lula não vai ao debate presidencial no próximo sábado (24). Como o programa será um pool que inclui SBT e CNN Brasil, a campanha entende que o ex-presidente já falou com o público das duas emissores que poderia atingir.
Na semana passada, ele já havia participado de uma sabatina na CNN. A entrevista, no entender da equipe lulista, deixa o assunto com as emissoras como resolvido. Além disso, ele já deixou claro que considera o formato dos debates ultrapassado, com muito tempo de espera e pouco tempo de fala.