18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância Sanitária entregou mais de mil selos ‘Pode Comprar Aqui’ para estabelecimentos

Iniciativa atesta que os locais estão aptos a funcionar e oferecem segurança sanitária aos consumidores

Vigilância Sanitária entregou mais de mil selos ‘Pode Comprar Aqui’ para estabelecimentos
Selo entregue aos estabelecimentos que cumprem as normas sanitárias. Foto: Itawi Albuquerque – Secom/Maceió
A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) já entregou mais de mil selos ‘Pode Comprar Aqui’ a estabelecimentos da capital que cumprem todos os protocolos sanitários e apresentam boas condições de funcionamento.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió foi lançada em abril de 2021 e tem o objetivo de orientar os consumidores sobre qual negócio escolher para adquirir serviços e produtos. Os negócios reconhecidos pelas boas práticas incluem supermercados, restaurantes, açougues, laticínios, panificações e bares da capital.

Para o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, o selo já se consolidou como garantia de segurança para os consumidores.

“Esse reconhecimento público aumenta a credibilidade do empreendedor com seus clientes e parceiros. Pois quando uma pessoa chega ao estabelecimento e encontra o selo, já se sente mais tranquila porque sabe que estivemos no local, orientando sobre as boas práticas e reduzindo os riscos sanitários”.

Foto: Edvan Ferreira - Secom/Maceió
Foto: Edvan Ferreira – Secom/Maceió

A entrega do selo é feita após criteriosa avaliação dos fiscais do órgão que observam, além da situação documental do local, itens como a validade dos produtos comercializados, higienização do ambiente, estado dos maquinários, refrigeração de produtos, qualidade da água utilizada, além das recomendações e protocolos para evitar a disseminação da Covid-19.

“Essa é uma maneira de o município incentivar e valorizar todos os comerciantes que estão dentro dos padrões estabelecidos pela Vigilância Sanitária para que continuem agindo corretamente e continuem priorizando a saúde dos maceioenses”, destaca Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária.

Intensificação das ações

Buscando ampliar o número de estabelecimentos reconhecidos pelas boas práticas, nas próximas semanas o órgão vai realizar uma força-tarefa. Nesta etapa de distribuição dos selos serão contemplados, principalmente, os estabelecimentos de alimentação, tais como, bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, panificações e de serviços, como salões de beleza e barbearia.

Fiscais da Vigilância Sanitária durante entrega do selo. Foto: Ascom/SMS
Fiscais da Vigilância Sanitária durante entrega do selo. Foto: Ascom/SMS

O selo é implementado em parceria com as Secretarias Municipais de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e Gabinete Integrada para Enfrentamento da Covid-19 (GGI Covid).

Requisitos para obter o selo e como solicitar

Para o estabelecimento receber o selo ‘Pode Comprar Aqui’ é necessário que esteja com o alvará sanitário válido, condições físicas e de higiene perfeitas, cumprimento da legislação sanitária municipal e das Resoluções das Diretorias Colegiadas (RDC’s) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O comerciante também pode solicitar o selo de qualidade ‘Pode Comprar Aqui’, comparecendo à sede da Visa, que fica na rua Alexandre Passos, s/n – Jaraguá, ou pelo telefone 3312-5496, das 8h às 14h. Será agendada uma visita no local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações estabelecidas pelo Município, poderá receber o indicativo de qualidade.