19 de janeiro de 2025Informação, independência e credibilidade
Economia

Vitória de Trump nos Estados Unidos aumenta a taxa de juros no Brasil

Copom decidiu aumentar a Taxa Selic nesta quarta-feira

Copom ( Comitê de Política Monetária ) do Banco Central aumentou, nesta quarta-feira (6), sua taxa básica de juros , a Selic , em 0,50 ponto percentual, elevando o percentual para 11,25%.

A decisão do comitê foi tomada após a vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos.

Segundo o Copom, “o ambiente externo permanece desafiador, em função, principalmente, da conjuntura econômica incerta nos Estados Unidos, o que suscita maiores dúvidas sobre os ritmos da desaceleração, da desinflação e, consequentemente, sobre a postura do Fed”.

O Comitê avalia o cenário externo, que também é marcado por menor sincronia nos ciclos de política monetária entre os países, segue exigindo cautela por parte de países emergentes.

A intenção é ampliar as expectativas de juros mais altos para conter a inflação. Incertezas do mercado brasileiro têm ajudado a levar investidores a adotar uma postura mais cautelosa.

As expectativas de inflação para 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 4,6% e 4,0%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o segundo trimestre de 2026, atual horizonte relevante de política monetária, situa-se em 3,6% no cenário de referência.