16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Cultura

Websérie alagoana sobre a humanidade na pandemia estreia em dezembro no Instagram

erão exibidos gratuitamente três episódios sobre a perda, o amor, o abandono, o pertencimento às origens e o medo da morte nestes novos tempos

“Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe”. É com essa frase que a websérie homônima do Grupo Claricena vai estrear o primeiro episódio na área do audiovisual no dia 10 de dezembro, às 20h, no Instagram @grupoclaricena. A exibição será gratuita e sem arrecadação financeira.

A estreia da websérie será realizada em homenagem à escritora Clarice Lispector, um tributo aos 100 anos de seu nascimento. A ideia do projeto partiu do diretor do grupo e ator Anderson Vieira, visto que o grupo não tem se apresentado nos palcos dos teatros devido ao isolamento social imposto pela Covid-19.

O projeto online é composto pelos intérpretes Clecí Nascimento, Jamerson Soares e Letícia Figueiredo, com encenação audiovisual de Vieira, produção de Victor Satti e direção de arte de Suane Padilha.

Os três temas dos episódios tem relação com a adaptação da humanidade neste cenário de pandemia, de isolamento social, e como cada pessoa está encarando a perda, o amor, o abandono, a sobrevivência, o desapego e o pertencimento às origens.

“A construção dessa obra me possibilitou novas experiências e aprendizados, como conhecer de perto uma realidade distante da minha, vivenciar momentos que nunca vivi antes, o que para mim teve um grande significado. Além disso, passar por esta experiência, me despertou o interesse de num futuro próximo, dar continuidade a essa pesquisa, abordando outros aspectos que nesse momento não foi possível abordar, pela escassez de tempo”. Clecí Nascimento.

Desde 2013, o Grupo Claricena vem testando e pesquisando sobre como o corpo e a dramaturgia escrita se adapta aos textos de Clarice Lispector.

O grupo já participou de vários festivais, mostras, oficinas, apresentações privadas com a criação de três espetáculos na carreira, “A pecadora e os anjos harmoniosos”, “A Granja dos Corações Amargurados” e “Adeus, Clarice”.