Welton Roberto, professor de Direito Penal da Ufal e candidato a deputado estadual pelo PT, recebeu nesta sexta-feira (23) o apoio de Josealdo Tonholo, reitor da Universidade Federal de Alagoas.
O apoio de Tonholo em passagem na Ufal coroa uma semana intensa de campanha. Assumindo-se como candidato de destaque do PT a uma vaga na Assembleia Legislativa, Welton percorreu Maceió e diversas cidades do interior. Isso ao lado do governador Paulo Dantas ou mesmo protagonizando ações com seu eleitorado.
“Minha gratidão ao amigo Tonholo e a todos os professores, técnicos e estudantes que se dispuseram a me ouvir e a conhecer minhas propostas”, disse o advogado, durante diálogo com a comunidade acadêmica na Universidade.
Com justiça social como sua maior bandeira de campanha, Welton Roberto tem na Educação o maior foco de suas propostas. “A única coisa que não tiram do pobre é o ensino, a educação”, prega o candidato, de acordo com palavras ditas por seu pai.
Crendo na força transformadora do ensino, Welton defende melhor Educação para que os alunos consigam melhorar de vida. E ciente de que até mesmo se deslocar para a faculdade pode ser difícil para muitos, Welton Roberto já apresentou ao governador Paulo Dantas proposta de bolsa transporte, que pode viabilizar o deslocamento dos estudantes do interior para os diversos campi da Ufal.
Welton lembra que sete mil estudantes da Ufal, Ifal e da Uneal são vulneráveis, e necessitam do sistema público de locomoção para estudar. Dados econômicos e sociais apontam que 70% do total de 29 mil estudantes tem renda familiar de 1,5 salário mínimo/mês.
“A gente quer que esses sete mil estudantes tenham o acompanhamento universal do Estado e a oportunidade de se formar sem nenhuma dificuldade em relação ao transporte”, defende Welton Roberto.
Lula
Sempre filiado ao PT, Welton Roberto foi candidato a vereador no pior momento do partido, pouco após a saída de Dilma Rousseff da presidência. “Percorri todos os bairros de Maceió, recebi votos em todas as urnas da capital e me coloco como opção novamente pois quero reforçar a política de Lula em nossa Assembleia”, diz o candidato.
Cravando Lula como o maior presidente da história do país, Welton credita ao governo do petista a opotunidade que teve na Universidade de Pavia, Itália, quando se tornou PhD em Justiça Penal Internacional.
“Quero retribuir. Trabalhador volta em trabalhador e só a gente sabe o que é ter que fazer as contas no fim do mês ou o quanto é grave passar fome”, diz Welton, afirmando que tem muito a agradecer ao ex-presidente. “Welton é Lula: também vou lutar pela educação, por melhor oportunidade de emprego e para lutar contra a fome” diz o deputado, que na Rua Barão de Jaraguá, sua Central 13013, distribui material de campanha ao lado de Lula.
Welton Roberto é PhD pela Universidade de Pavia, Itália, em Justiça Penal Internacional (2013), além de Doutor em Processo Penal pela Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE – 2012), e Mestre em Processo Penal pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL – 2006).
É também Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas – Graduação e Pós-Graduação – Direito Penal e Processo Penal, Professor da Pós-graduação – Lato Sensu da FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – Maceió/AL
Advogado Criminalista, Welton Roberto foi ainda Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas nos triênios 2004/2006 e 2007/2009 e Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil no triênio 2010/2012.
Ex-membro da Comissão Nacional de Prerrogativas e Valorização da Advocacia, triênio 2010/2012, foi presidente Regional da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas – biênio 2009/2010 e é Membro Efetivo da Comissão Especial de estudo de reforma do Código de Processo Penal do Conselho Federal da OAB.