19 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Mundo

Will Smith pode ser expulso da Academia e Chris Rock diz ainda “processar” o tapa

Academia disse que vencedor do Oscar se recusou a sair da premiação após agredir o comediante

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar, iniciou um “processo disciplinar” contra Will Smith após o tapa do ator no rosto de Chris Rock durante a cerimônia no domingo (27).

O artista, vencedor da categoria “Melhor Ator” com “King Richard – Criando Campeãs”, recusou-se a deixar a premiação após a agressão e pode ser expulso da Academia.

“O conselho de governadores iniciou hoje um processo disciplinar contra Smith por violações dos padrões de conduta da Academia, que incluem contato físico inadequado, comportamento abusivo ou ameaçador e comprometimento da integridade da Academia”. Comunicado oficial da Academia.

Segundo a Academia, Will Smith recebeu um aviso sobre suas violações antes de a organização discutir uma punição. Ele terá a oportunidade de se defender em uma resposta por escrito.

Leia mais: Will Smith bate em Chris Rock após piada sobre doença autoimune da esposa

Durante a cerimônia do Oscar, Chris Rock brincou dizendo que Jada estava careca para estrelar “G.I. Jane 2”, em uma referência ao que seria uma sequência do filme “Até o Limite da Honra”, que em inglês tem o título “G.I. Jane”.

Na obra, Demi Moore está careca para viver a protagonista. Smith não gostou da alfinetada, e subiu ao palco, agrediu o comediante de 57 anos e gritou, duas vezes:

“Mantenha o nome da minha esposa longe da p*rra da sua boca!”

Chris Rock

Em um show que fez em Boston na noite desta quarta-feira, Chris Rock falou pela primeira vez sobre a noite desastrosa no Oscar. E disse que ainda está “processando o que aconteceu”.

O ator de 57 anos chegou animado e perguntou: “Como foi o final de semana de vocês?”, arrancando risos da plateia.

Rock falou para a plateia que planeja falar sobre o acontecido de uma forma mais séria, mas que ele já tinha várias piadas escritas especialmente para aquele show e, portanto, gostaria de focar no texto que escreveu.

Depois da agressão, a procura por ingressos para o show do humorista e as vendas dispararam, de acordo com a plataforma TickPick. Diversos comediantes se pronunciaram sobre o ocorrido, incluindo Jim Carrey, que criticou Smith ser aplaudido pelos colegas e não preso pela polícia.