5 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Alunos do Sesi/AL conquistam prêmios em duas feiras científicas nacionais

Resultado é fruto de investimentos das escolas em ciência e inovação

Alunos do Sesi/AL conquistam prêmios em duas feiras científicas nacionais | Assessoria

A criatividade e a capacidade de inovar que as escolas da Rede Sesi em Alagoas desenvolvem entre seus alunos vêm conquistando reconhecimento em todo o Brasil. De Recife a Santa Catarina, os projetos de iniciação científica ganharam vários prêmios em menos de 15 dias, sendo contemplados em diferentes áreas do conhecimento, um orgulho para a Educação alagoana.

O resultado não é fruto do acaso. A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy, explica que as escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes investem, fortemente, em iniciação científica desde o ensino fundamental, quando os alunos já começam a se instigar na resolução de problemas. E essas vitórias, afirma, mostram que o caminho está correto.

“As escolas Sesi, aqui em Alagoas, trabalham fortemente na busca dessas soluções, através do raciocínio, da curiosidade, da criatividade, da aplicação do que eles aprendem em sala de aula. Então, para a gente, é muito mais do que uma vitória, do que o orgulho e a satisfação de ver esses meninos galgando esses degraus. Isso nos dá a certeza de que as escolas do Sesi fazem, de fato, uma diferença na vida dos alunos em busca do mundo do trabalho”, declarou.

As conquistas sesianas tiveram início na capital de Pernambuco, durante a 19ª Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de setembro. O projeto Orthesus ficou em primeiro lugar na categoria Ciências da Saúde.

Alunos do Sesi/AL conquistam prêmios em duas feiras científicas nacionais | Assessoria

Na mesma feira, foram três segundos lugares: Recapa, Emocionômetro e Raintasc; dois terceiros: Autpet e Garra Sustentável; e sete credenciais para eventos e feiras: Sustencycle, Inclupen, Iaben, Speed Sensor, Waver Windows, Autonomy Pin e Utilização da Clitória e Crajiru como Alternativa para o Tratamento de Diabetes.

Na semana passada, de 2 a 5 de outubro, foi a vez de os alunos Sesi comemorarem títulos na 8ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), que aconteceu em Pomerode-SC. Os resultados foram mais prêmios e credenciais em diversas áreas do conhecimento – de Ciências da Saúde, até Engenharia e Ciências Sociais.

Nesta edição, foram cinco primeiros lugares: Paperben, Reutilização de Câmara de Ar de Pneus para Auxílio na Escrita de Autistas, Filapet, Utilização de Amido para Construção de Absorventes Biodegradáveis e Autpet; dois segundos lugares: Orthesus e Reflexões Acerca da Dança, Topologia e Brasilidade; e três terceiros lugares: Garra Sustentável, Utilização da Clitória e Crajiru como Alternativa para o Tratamento de Diabetes e A Manipulação da Calêndula e Aloe Vera na Produção de Curativo Natural.