A Lei 74/2014, de autoria do Poder Executivo, determina que as motos de baixas cilindradas sejam emplacadas junto à SMTT, e tenham chip com todas as informações do veículo e do proprietário.
Por iniciativa dos vereadores Silvânio Barbosa (PSB) e Dudu Ronalsa (PSDB), essa regulamentação está sendo discutido numa audiência na Câmara Municipal.
O propósito da audiência é definir como isso será feito. Participam dirigentes da SMTT e da Guarda Civil Municipal.
Faltou, porém, convidar autoridades da segurança pública.
Segundo delegados de Polícia e militares, esses veículos têm sido usados pelo tráfico como transporte para entrega de drogas.
Uma das formas de controle é sua regularização. Só que a legislação não está sendo acatada pelos proprietários das Cinquentinhas, o que leva os agentes de trânsito a ficar de olho nelas.
A mobilidade urbana é um problema de grande escala em praticamente todos os centros urbanos. Em Maceió a situação não é diferente!
Por isso a motocicleta continua sendo um meio de transporte escolhido por boa parte da população. Trata-se de um veiculo barato e prático, que garante locomoção rápida.
Todavia, não se pode fechar os olhos para a utilização das Cinquentinhas como instrumento do crime.
Sinceramente falta discutir muito sobre esse assunto. Gostaria que a nossa querida SMTT não tomasse uma posição sem critério