
Por Dyego Barros
A corrida pela Glória Eterna está prestes a recomeçar.
Foram sorteados nesta segunda-feira (17), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai, os grupos da Copa Libertadores da América, o mais importante torneio do continente.
Em 2025, sete equipes brasileiras representam o país na competição: além do atual campeão Botafogo, estão no páreo Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Internacional, Fortaleza e Bahia. Destes, o Tricolor de Aço é o único que vem da fase preliminar, após a precoce eliminação do Corinthians diante do Barcelona de Guayaquil.
Durante a cerimônia promovida pela entidade máxima do futebol sul-americano, os 32 clubes participantes da atual edição do certame se dividiram em quatro potes, baseados no ranking da entidade.
Assim, apenas Botafogo, Palmeiras, Flamengo e São Paulo estiveram no pote 1, enquanto cabeças de chave de seus respectivos grupos.
A partir da sorte das bolinhas, confrontos interessantes se desenharam.
Encontro de brasileiros
Alocados no Grupo F, Inter e Bahia se encontram já nesta etapa da disputa, em uma briga direta com os tradicionais Nacional, do Uruguai, e Atlético Nacional, da Colômbia.
No Grupo D, o São Paulo também não terá vida fácil, concorrendo com Libertad, do Paraguai, Talleres, da Argentina, e Alianza Lima, do Peru.
A fase de grupos acontece entre os dias 2 de abril e 28 de maio. O sorteio do mata-mata deve ocorrer em junho, com as partidas eliminatórias começando em agosto. A grande final, que ainda não tem palco definido, está agendada para o dia 29 de novembro.
Confira os grupos da Copa Libertadores da América 2025:
Grupo A
Botafogo (BRA)
Estudiantes (ARG)
Universidad del Chile (CHI)
Carabobo (VEN)
Grupo B
River Plate (ARG)
Independiente Del Valle (EQU)
Universitario (PER)
Barcelona de Guayaquil (EQU)
Grupo C
Flamengo (BRA)
LDU (EQU)
Deportivo Táchira (VEN)
Central Córdoba (ARG)
Grupo D
São Paulo (BRA)
Libertad (PAR)
Talleres (ARG)
Alianza Lima (PER)
Grupo E
Racing (ARG)
Colo-Colo (CHI)
Fortaleza (BRA)
Atlético Bucaramanga (COL)
Grupo F
Nacional (URU)
Internacional (BRA)
Atlético Nacional (COL)
Bahia (BRA)
Grupo G
Palmeiras (BRA)
Bolívar (BOL)
Sporting Cristal (PER)
Cerro Porteño (PAR)
Grupo H
Peñarol (URU)
Olimpia (PAR)
Vélez (ARG)
San Antonio Bulo-Bulo (BOL)