24 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Dantas garante apoiar projetos de irrigação e abastecimento em Palmeira dos Índios

Governador recebeu prefeito Júlio Cezar e lideranças para debater estratégias de investimentos no perímetro irrigado do Bálsamo

Foto:  Thiago Sampaio/ Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas esteve reunido nesta sexta-feira com o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar, para discutir estratégias para o incremento da agricultura familiar na região.

O objetivo foi analisar cenários sobre a retomada das obras do perímetro irrigado do Bálsamo. O sistema tem capacidade para irrigar 700 hectares, beneficiando diretamente mais de mil famílias envolvidas na produção de alimentos da agricultura familiar, e, além disso, gerar, direta e indiretamente, mais de 9 mil empregos.

O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença da bancada de vereadores que apoiam o prefeito e o projeto de irrigação, secretários de Estado e do município de Palmeira, representantes da Casal, da Seinfra, da empresa Cohidro (responsável pelo projeto hídrico), da Facompi, Carpil e de pequenos agricultores da região da Barragem.

Na ocasião, o governador comprometeu-se a empenhar-se para retomar o convênio. “Vamos unir forças para renovar o convênio e incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Eu vou marcar uma reunião com o ministro da Integração, Waldez Góes, e vamos todos juntos para Brasília. A viabilização da agricultura familiar é uma das maiores prioridades do meu governo, e a obra do Bálsamo, em Palmeira, é nossa prioridade,” enfatizou o governador.

Para o prefeito Júlio Cezar, Paulo foi muito atencioso ao pleito do município de Palmeira. “O governador tem sido um grande parceiro do povo palmeirense. Sua sensibilidade com o homem do campo já virou a sua marca, porque ele vive a agricultura e sabe o quanto é difícil a vida do agricultor familiar. Ele se preocupa, ele se joga e compra a briga da gente. Ele ainda nos convidou para ir a Brasília dialogar com o Ministério do Desenvolvimento Regional. O perímetro irrigado da barragem do Bálsamo é um sonho antigo dos agricultores familiares, além da construção de uma nova adutora que solucionará o problema de abastecimento de água na região”, ressaltou o prefeito.