26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Escola Sesi Cambona vence desafios estadual e internacional de Robótica

Fim de semana foi marcado por conquistas na OBR estadual e First Tech Challenge

Equipe Sesi FTCamb | Assessoria

Duas competições de robótica, uma local e outra internacional. E, mais uma vez, duas equipes do Sesi Alagoas no pódio. O último fim de semana foi de comemoração para estudantes e professores da Escola Sesi Cambona.

No First Tech Challenge, promovido pela empresa Stemos, a equipe FTCamb mostrou toda sua força na categoria Conexão. O time ganhou o primeiro lugar, repetindo os resultados da etapa nacional do Festival Sesi de Robótica 2021 e da Pacific Open Championships 2021, que ocorreram em julho deste ano.

Este prêmio reconhece a equipe mais conectada à comunidade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). No total, participaram 20 equipes de três países diferentes: duas da Rússia, uma da Romênia e 18 brasileiras, das redes pública e privada.

A competição é off-season, ou seja, é um amistoso promovido como um aquecimento para a próxima temporada. “[O campeonato] é uma oportunidade de testar novos alunos nesta competição fora da temporada. Com os testes desses alunos, a gente vai poder definir quem vai entrar na equipe para o próximo ano”, explica o técnico, professor Matheus Antônio Lima dos Santos.

Para ter bons resultados, o aluno Ruan Pablo, do 3º ano, diz que é importante se dedicar e pôr em prática o que aprende durante a preparação. “Basicamente, participamos de um campeonato internacional, mais uma vez, e foi extremamente gratificante porque novamente pudemos aplicar nossos conhecimentos, empenho e trabalho duro para conseguir essa premiação”, afirmou.

Equipe Sesi Cambtec | Assessoria

OBR

Ainda no fim de semana, a equipe Cambtec ficou em 2º lugar na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Agora, é aguardar o índice que deve confirmar a ida da equipe para a etapa nacional da competição.

O técnico Matheus Antônio já foi competidor e sabe como é importante pôr em prática os treinamentos para vencer a pressão de uma competição deste nível. “Ficamos em segundo lugar aqui no estado, é um orgulho imenso, algo muito gratificante. Agora, é torcer para que a gente consiga a vaga na próxima etapa para continuar representando a nossa Escola Cambona e o Sesi no âmbito nacional”, disse.