24 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Funcionamento das unidades em Maceió é ampliado com o Corujão da Saúde

Serão ampliados os atendimentos de oito unidades, que passarão a funcionar até às 21h

O prefeito de Maceió, JHC, ampliou nesta sexta-feira (3), ao lançar o Corujão da Saúde, os atendimentos de oito unidades de saúde, que passam a funcionar até às 21h.

O prefeito esteve na Unidade de Saúde do Jardim Petrópolis II para anunciar a novidade. Com o novo horário de funcionamento, o Município facilita o acesso aos atendimentos de saúde de quem não consegue se dirigir aos postos durante o dia.

Para o prefeito, o Corujão vem como uma ferramenta para que a população não deixe de cuidar da saúde.

“Só sabe aquele que precisa de um atendimento. Então, para vencer mais esse desafio, nós decidimos, de forma corajosa, ampliar o horário de funcionamento das nossas unidades de saúde. Com isso, a gente aumenta a capacidade em 40% no número de atendimentos e praticamente vamos dobrar o número que se tinha antes. O apoio da população tem sido fundamental e a gente fica muito feliz em criar esse marco, sobretudo para a saúde pública e para quem mais precisa”. JHC.

Durante os atendimentos em horário estendido, os usuários podem contar com consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de outros procedimentos como citologia, pré-natal, testes rápidos para detectar HIV, Aids, entre outros.

As unidades que passam a atender nesse horário são a UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica), UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes), UBS José Tenório (Serraria), UBS Durval Cortez (Prado), UBS Pitanguinha, UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra) e UBS Antônio de Pádua (Pinheiro).

Para a secretária Municipal de Saúde, Célia Fernandes, o Corujão da Saúde representa um ganho significativo para a população de Maceió.

“Estamos com os oito corujões, até às 21h, dando oportunidade para quem não pode vir durante o dia, vir pela noite. A demanda é espontânea e a população encontra os mais diversos tipos de atendimento. Muitos usuários passam o dia no trabalho e não têm a oportunidade de ir até uma unidade cuidar da sua saúde. Então, a Prefeitura pensou nesse formato justamente para atender a essas pessoas, facilitando o acesso delas aos nossos serviços”. Célia Fernandes.