Para facilitar o acesso dos candidatos à doação de sangue e, consequentemente, manter estabilizado o estoque para atender a demanda das maternidades e hospitais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza captação de doadores sanguíneos município de Coruripe, nesta quinta-feira (2). A ação itinerante vai ser realizada das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), situada no bairro Centro, ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.
Para se candidatar à doação voluntária de sangue, segundo o Ministério da Saúde (MS), é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e idade entre 16 a 69 anos de idade. No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando os respectivos documentos de identificação.
De acordo com o MS, as doações de sangue são vetadas para as pessoas que tenham contraído a Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite após os 11 anos. Quanto aos doadores de sangue habituais que desejam repetir o procedimento, deve ser cumprido um intervalo de dois meses no caso dos homens, e três meses, no caso das mulheres.
Com relação aos candidatos à doação de sangue que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, de pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento.
Os candidatos também não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.