Japan Airlines testará robôs no transporte de bagagens em aeroporto

Projeto piloto começa em maio no Japão e busca reduzir impacto da falta de mão de obra.

A Japan Airlines vai iniciar o uso de robôs humanoides para auxiliar no transporte de bagagens no Aeroporto de Haneda. A operação faz parte de um projeto piloto que começa em maio e deve se estender até 2028.

Os equipamentos foram desenvolvidos pela Unitree e possuem cerca de 1,30 metro de altura. A proposta é utilizar os robôs em tarefas mais pesadas, contribuindo para reduzir a carga de trabalho dos funcionários humanos.

A iniciativa ocorre em meio ao aumento do fluxo de turistas no Japão e à escassez de mão de obra no setor aeroportuário. Segundo a empresa, a adoção definitiva da tecnologia dependerá dos resultados obtidos durante o período de testes.

Os robôs conseguem operar continuamente por duas a três horas. A expectativa é que, no futuro, também possam ser utilizados em outras atividades operacionais, como a limpeza de cabines de aeronaves.

Representantes da empresa destacaram que, apesar do nível de automação existente nos aeroportos, muitas operações internas ainda dependem de trabalho humano, o que reforça a necessidade de soluções tecnológicas para manter a eficiência do serviço.

ÚLTIMAS
ÚLTIMAS