16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Lula indica Flávio Dino para o STF e Gonet para a PGR

O presidente convidou os dois para uma conversa no Planalto e bateu o martelo das indicações

Lula entre os indicados, Gonet, na PGR, e Dino para o Supremo Tribual

Nesta segunda-feira, 27, o presidente Lula indicou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para ocupar vaga de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), em caga deixada ministra Rosa Weber, que se aposentou em setembro.

Lula também indicou o subprocurador Paulo Gonet para assumir o cargo de procurador-geral da República, em vacância após o fim do mandato de Augusto Aras.

A vaga da PGR estava em aberto desde o fim de setembro, com a saída de Aras. A subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos assumiu, de forma interina, o comando da instituição.

Dino e Gonet foram convocados para uma reunião com Lula no Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira, fora da agenda oficial do petista. Nesta tarde, o chefe do Executivo federal embarca para o Oriente Médio e segue viagem para Alemanha — roteiros que marcam o retorno dele à agenda internacional após a cirurgia no quadril, no fim de setembro.

-Quero agradecer a indicação do presidente Lula. Espero corresponder à confiança com que Sua Excelência me distinguiu. – Disse Gonet na saída do Palácio do Planalto.

O ministro Flávio Dino também se manifestou sobre : – O presidente Lula me honra imensamente com a indicação para ministro do STF. Agradeço mais essa prova de reconhecimento profissional e confiança na minha dedicação à nossa Nação. Agora irei dialogar em busca do honroso apoio dos colegas senadores e senadoras.