22 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Maceió

Exército fará exercícios de simulação no Pinheiro nesta quarta e quinta-feira

De 11 a 13 de agosto, Maceió será sede da Operação Alagoas, promovida pelo Exército Brasileiro

De 11 a 13 de agosto, Maceió será sede da Operação Alagoas, promovida pelo Exército Brasileiro. O evento consiste num exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Nordeste. A Prefeitura de Maceió está apoiando a ação, que visa capacitar e manter efetivos militares em permanente estado de prontidão.

Este tipo de exercício já foi realizado em vários estados brasileiros como forma de treinar o trabalho do Exército em apoio aos órgãos de Defesa Civil num contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais.

A Operação Alagoas tem início nesta terça-feira (11) com um Simpósio de Ajuda Humanitária, que acontece na Casa da Indústria, no bairro do Farol. Entre os palestrantes estão representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

A Defesa Civil de Maceió participará do Seminário com palestra ministrada pelo geógrafo do Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Walber Gama, que explanará sobre os cenários de risco em Maceió.

Já nos dias 12 e 13, uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cruz Vermelha e outras agências realizarão treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro e a Avenida Pierre Chalita, a fim de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.

Em apoio a ação do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Maceió, através da Defesa Civil Municipal e SMTT, estará dando suporte nos simulados, disponibilizando profissionais para auxiliar no exercício de treinamento, que terá cenários de deslizamento de terra e desabamento parcial de edificação.

Programação

  • Dia 11 de agosto:
    Simpósio de Ajuda Humanitária
    Local: Casa da Indústria – Maceió
    Hora: das 9h às 17h.
  • Dia 12 de agosto:
    – Aprestamento da tropa e demais participantes do Exercício
    Local: quartel do 59º BI Mtz
    Hora: 10h
    – Exercício de Simulação
    Local: bairro Pinheiro
    Hora: 15h
  • Dia 13 de agosto:
    – Exercício de Simulação
    Local: bairro Pinheiro e Av. Pierre Chalita
    Hora: a partir das 8h
    Ascom Defesa Civil e Ascom 10ª Brigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.