
Os dados de 2025 são os menores da série histórica, iniciada em 2021, quando a prefeitura contabilizou 4.081 ocorrências gerais e 370 deslizamentos, resultando em uma morte. De lá para cá, esses números seguiram em queda até o final de 2024, caindo para 1.485 ocorrências e 126 deslizamentos, uma redução de quase 70%.
A queda dos indicadores é resultado dos investimentos da Prefeitura de Maceió em infraestrutura, além de ações preventivas e emergenciais. Desde 2021, mais de 40 obras de contenção de encostas foram realizadas, com um investimento total de R$150 milhões. As intervenções já beneficiaram cerca de 45 mil maceioenses, tornando-se o maior programa de contenção de chuvas já realizado no estado de Alagoas.

Medidas adotadas pela Prefeitura
Infraestrutura – uso diário de quatro caminhões especializados para desobstrução de bueiros e galerias, que já removeram mais de oito mil toneladas de entulhos das tubulações nos últimos quatros anos. Além disso, já foram executadas obras definitivas de contenção de encostas em mais de 40 pontos da cidade, abrangendo áreas de maior risco.
Limpeza Urbana – limpezas preventivas em canais e na foz do Riacho Salgadinho e remoção emergencial de árvores caídas em vias públicas.
Assistência Social – abrigo na Casa de Passagem para famílias afetadas pelas chuvas.
Segurança – reforço das operações da Defesa Civil com agentes da Guarda Municipal, viaturas em áreas estratégicas e 174 Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec’s). Nos últimos quatro anos, a Prefeitura quadruplicou o número de núcleos, saindo de 44 para 174 unidades. No período chuvoso, os Nudec’s acionam diretamente a Defesa Civil para auxiliar na retirada de pessoas das áreas de risco, identificando riscos de deslizamentos de barreiras, desabamento de residências e demais ações.
Iluminação – ampliação das equipes de manutenção e extensão do horário dos técnicos plantonistas para garantir o funcionamento da iluminação pública.