15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Justiça

Moraes manda prender homem que ameaçou caçar Lula e ministros do STF

Notório como “Terapeuta Ivan” ou “Terapeuta Papo Reto”, Ivan é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decretou a prisão temporária e autorizou buscas e apreensões contra Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, que disse que iria “caçar” integrantes do tribunal e lideranças de esquerda, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele foi preso pela Polícia Federal hoje (22) em Belo Horizonte.

Ao autorizar a prisão de Ivan, Moraes manda um recado a grupos extremistas que planejam atos para o feriado de 7 de Setembro. A pessoas próximas, o ministro tem dito que ameaças e ataques como os proferidos por Ivan não serão tolerados e que acompanha de perto as movimentações para o feriado.

“Liberdade de expressão não é Liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é Liberdade de destruição da Democracia, das Instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é Liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos”! Alexandre de Moraes.

Em um vídeo publicado no YouTube por volta das 7 horas, ele aparece “convocando” a população brasileira a “ir para dentro do STF, sim”. Em outro trecho, ele diz ser um general e chama Moraes de “vagabundo”. O vídeo termina com um gesto de continência militar.

“São os bandidos que tiraram ‘tecnicamente’ as condenações do Lula pra tentar fraudar as eleições. Nós temos que estar muito cientes disso. Querem fraudar as eleições. E vão conseguir uma guerra civil neste país. Eu sou um general. Pra esse vagabundo aí que pediu pra me prender, vem aqui me prender você. Vem aqui, tchutchuca (sic). Moleques como você eu como antes do café da manhã, no pré-treino”

Identificado nas redes sociais como “Terapeuta Ivan” ou “Terapeuta Papo Reto”, Ivan é simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na publicação, o simpatizante do presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda incita a violência contra outros ministros do Supremo e os chama de “bandidos”. Em um outro trecho Ivan diz que “essas tchuchucas (sic) do PT estão em desespero” porque, segundo ele, sabem que a direita vai “fazer o maior 7 de Setembro da história”.