Estranho, o governador Renan Filho dizer que 36 mortes registradas este ano, em conflitos com a polícia, não é um número alto, porque no ano passado, no mesmo período, ocorreram 29. Independente da relação, o número é alto, sim.
Mas está certo, o governador, quando diz que a polícia tem que agir para proteger o cidadão, toda vez que um bandido estiver com arma em punho, levando perigo para a população. E até quando diz que, “no confronto, todos nós temos que torcer para que o policial seja preservado, porque é ele, em última análise, quem defende a sociedade”.
Lógico que, entre um policial e um bandido, se alguém tiver que morrer, que seja o bandido. Mas é preciso saber se realmente alguém tem mesmo que morrer.
Senão o Estado estará substituindo o dever de punir, pelo direito de matar.
E, definitivamente, esse não é o caminho.
Senão, todo o empenho que, segundo o governador, vem sendo feito para tirar de Alagoas o título vergonhoso de estado mais violento do Brasil, vai continuar manchado de sangue.
Mudando apenas a autoria do crime.
*****
PRESENTE
O governador anunciou para o dia 29, no município de Arapiraca, a primeira edição do projeto Governo Presente, que consiste em levar instalações e atos administrativos do Executivo para o interior do Estado. Uma maneira de levar o governo para mais perto da sociedade, segundo o próprio governador.
E nada mais justo que comece pela cidade mais desenvolvida do interior do Estado. A agenda contempla áreas como a saúde, educação, segurança pública, cultura, esportes e lazer; assinatura de ordens de serviço; visita a obras; e interação com as prefeituras e comunidades da região.
HÁ VAGAS
Está procurando emprego? Tem o nível médio de escolaridade? Domina razoavelmente o português e tem conhecimento básico de matemática e informática? A empresa Almaviva está com seleção aberta para preencher 300 vagas de telemarketing em Maceió. Paga o salário mínimo, mais ticket alimentação, auxílio-transporte e plano de saúde.
Interessados devem procurar o Sine Maceió, ao lado da Estação Ferroviária do Centro.
PRA VALER
A partir da próxima segunda-feira, dia 1º, entra em vigor a faixa azul (exclusiva para o transporte coletivo), na Avenida Comendador Leão e Dona Constança.