As chuvas que cairam em janeiro no sertão mudaram por completo o cenário da região. As cisternas e açudes se encheram e a paisagem já outra. Uma paisagem que faz bem aos olhos e alimenta a esperança do agricultor, principalmente de quem vive da agricultura familiar em pequenos sítios e assentamentos agrários.

Plantar é tudo o que mais querem na atualidade os agricultores para assegurar a boa safra este ano e, naturalmente, planejar o ano seguinte, seguindo o ciclo da cadeia produtiva da região.
Neste aspecto, o que buscam pequenos proprietários de terras e assentados em acampamentos do MST é o apoio técnico do governo para o estabelecimento das regras corretas do plantio de grãos, como o feijão e o milho.

Um trabalho que antes era desenvolvido pela extensão rural que, em Alagoas, praticamente não existe mais, embora o governo estadual garanta que está estudando uma forma de resolver o problema.
Enquanto isso, os produtores seguem no compasso à espera da hora de fazer acontecer.