19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

OMS diz que nova variante é a mais “significativa” e pode escapar da imunização

B.1.1.529 tem alto potencial de propagação e já foi detectada na África, Ásia e Europa

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

A nova variante do coronavírus, encontrada na África do Sul, é motivo de preocupação entre cientistas e autoridades, que começam a bloquear as fronteiras para evitar a propagação da cepa.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a B.1.1.529 é a variante mais “significante” detectada até agora e tem alto potencial de propagação.

A variante tem uma proteína de espigão diferente daquela do coronavírus original, na qual se baseiam as vacinas contra covid-19. Isso aumenta a preocupação de que a B.1.1.529 possa “escapar” da proteção dos imunizantes. A Bélgica detectou hoje o primeiro caso da nova variante na Europa.

Segundo a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, a cepa também foi identificada em Botswana e Hong Kong.

Bolsonaro

No momento em que países da Europa apertam restrições para conter o salto de casos do novo coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou hoje que “está vindo uma outra onda de covid”.

Em conversa em frente ao Palácio da Alvorada, no entanto, o chefe do Executivo rebateu a sugestão de um apoiador para ‘fechamento” de aeroportos do Brasil para tentar reduzir o contágio da doença.

“Não vai vedar, rapaz. Que loucura é essa? Fechou o aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro”, declarou Bolsonaro ao ser questionado, de forma genérica, sobre a possibilidade de restringir a entrada de estrangeiros no país. “Tem que aprender a conviver com o vírus”, repetiu.