19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Parte do Brasil deve ferver com onda de calor de 45ºC

Temperaturas podem chegar na casa dos 40ºC

O centro-sul do Brasil enfrentará altas temperaturas nos próximos dias, graças a uma “bolha de calor” formada no Paraguai e norte da Argentina que se aproxima do país. Em São Paulo, espera-se uma sensação térmica de 37ºC.

O fenômeno, também chamado de “domo de calor”, começa quando uma massa de ar quente é formada em uma área de alta pressão atmosférica, onde a coluna de ar é maior e portanto “mais pesada”.

O centro foi identificado se formando entre o Paraguai e o norte da Argentina. Lá, os termômetros poderão alcançar marcas de 43ºC a 45ºC. Como a massa de ar quente se expande verticalmente, ela atinge as regiões vizinhas, onde estão os estados do centro-sul do Brasil.

As partes do país mais afetadas são:o oeste da região Sul, sudoeste de Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. O ar quente e seco também vai atingir o sul de Mato Grosso, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo. Segundo a MetSul, a onda de calor será “muito intensa e prolongada”.

Mato Grosso do Sul deve sofrer mais com a “bolha de calor”. Há previsão de máximas acima de 37ºC em grande parte das cidades. Em algumas, podem chegar a 40ºC até o fim do verão, segundo a MetSul. O calor excessivo deve se estender ao sudoeste de Mato Grosso e a parte de Goiás.