15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

PoderData: Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai para 6 pontos

Petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno; Ciro Gomes marca 6%; Simone Tebet, 3%

A vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida pelo Planalto está em 6 pontos percentuais. O petista tem 43% contra 37% do atual presidente na simulação de 1º turno, segundo pesquisa PoderData realizada de 17 a 19 de julho.

Essa diferença de 6 pontos é a menor registrada entre Lula e Bolsonaro desde abril de 2022, quando começaram a ser sentidos de maneira mais vigorosa os efeitos da alta da taxa de inflação e dos preços dos combustíveis. Faltam 74 dias para a eleição de 2 de outubro.

Se as eleições fossem hoje, haveria 2º turno na sucessão presidencial. Nas 5 rodadas anteriores do PoderData, Lula empatava tecnicamente com a soma dos oponentes, o que indicava uma possível vitória do petista em 1º turno. Hoje, os outros nomes somam 49%, contra 43% do petista.

Os 2 candidatos tiveram variações dentro da margem de erro do levantamento (de 2 pontos percentuais) nos últimos 15 dias: Lula oscilou de 44% para 43%; Bolsonaro variou de 36% para 37%.

A pesquisa já estava sendo realizada quando Bolsonaro falou a embaixadores estrangeiros em Brasília, na 2ª feira (18.jul.2022), criticando as urnas eletrônicas e ministros do Supremo Tribunal Federal.

2º turno

Com estabilidade no cenário mais provável de 2º turno na sucessão presidencial, hoje Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% das intenções de voto em um conflito direto contra Jair Bolsonaro (PL). O atual presidente da República marca 38%, uma desvantagem de 13 pontos.