20 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Péssimo exemplo: Vereadores de Campo Alegre acabam com Conselho Tutelar

Veja vídeo: Manifestação na cidade repudiou o ato da Câmara que extinguiu o primeiro conselho tutelar do Nordeste

Entidades e representantes de conselhos tutelares foram a Campo Alegre e protestaram contra ato nocivo da Câmara.

A Câmara Municipal de Campo Alegre e a própria Prefeitura Municipal foram denunciadas publicamente por representantes do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente por decretarem a extinção do histórico Conselho Tutelar de Luziapolis, o primeiro a ser instituído no Nordeste.

O ato foi considerado desrespeitoso e nocivo as políticas públicas de apoio a criança e ao adolescente do município

Segundo a presidente do Fórum Estadual Associado de Conselheiros e ex Conselheiros Tutelares de Alagoas (FEACECTAL), membro fundador do FCNCT – Fórum Colegiado nacional de Conselheiros Tutelares, Jaílda Morais, os vereadores e o prefeito de Campo Alegre “assassinaram” o primeiro conselho tutelar da história de Alagoas e do Nordeste.

De acordo com as informações, os vereadores realizaram uma sessão na Câmara Municipal e proibiram qualquer tipo de manifestação dos conselheiros, ex-conselheiros e representantes de entidades do setor que foram até a cidade para uma manifestação contra a atitude da Câmara.

“Nós chegamos a mobilizar os conselheiros e a sociedade, fizemos uma carreata e um buzinação na cidade, mas não fomos sequer ouvidos pelos vereadores que decretaram o atraso inconsequente do município nesta política pública de apoio a criança e ao adolescente. É com muita tristeza que vivenciamos esse absurdo por que sequer fomos recebido e nem o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CEDCA) teve direito a fala. E o pior: Fomos intimidados por policiais e guardas que eles colocaram na porta da Câmara”, disse Arquimedes Washington, vice-presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares.

O ato de protesto contra a atitude dos vereadores e da Prefeitura reuniu representantes dos conselhos tutelares de vários municípios alagoanos, todos indignados com a decisão esdrúxula das autoridades municipais.

Veja vídeo