2 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura cria comitê para combater racismo estrutural e institucional

Comitê é vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Maceió: Criado o Comitê Municipal de Promoção da Igualdade Racial

A Prefeitura de Maceió deu um importante passo na luta contra o racismo ao criar o Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial, uma iniciativa inédita no país. Em uma solenidade realizada nesta terça-feira (14), os integrantes do Comitê foram empossados, com o objetivo de desenvolver estratégias de enfrentamento ao racismo estrutural e institucional.

O Comitê, vinculado à Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), é composto por representantes das secretarias e demais órgãos da gestão municipal. Esses membros irão trabalhar em conjunto para combater o racismo, sugerindo, acompanhando e monitorando medidas e mecanismos de promoção da igualdade racial.

A criação desse Comitê é um marco importante para a cidade de Maceió. Segundo Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, a iniciativa representa um reinventar de caminhos para o debate das políticas de igualdade racial. Ela ressalta que a Prefeitura está atuando como cérebro nessa iniciativa, buscando discutir e dialogar com a sociedade para construir uma base sólida.

A secretária da Mulher, Ana Paula Mendes, destacou a importância de incorporar uma política municipal de combate ao racismo em Maceió, após a cidade já ter se tornado referência na pauta feminina. Ela ressalta o comprometimento da Prefeitura nessa questão, evidenciado pela campanha “Maceió é Massa sem Racismo”, que busca despertar indagações e conscientizar a população sobre a importância de combater o racismo.

Durante a posse dos integrantes do Comitê, a promotora de Justiça Karla Padilha parabenizou a iniciativa da Prefeitura e ressaltou a importância de se elaborar estratégias de enfrentamento ao racismo na sociedade. Ela destaca que o racismo ainda permeia todas as instituições e toda a sociedade, e que é necessário um esforço conjunto para combater essa prática nefasta.

Fernanda Ferreira, assistente social da Defesa Civil de Maceió, também expressou sua satisfação por ter sido indicada como titular do Comitê. Para ela, a representação da Defesa Civil é fundamental para disseminar ações antirracistas e fortalecer os direitos da população preta.

O Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial surge em um momento em que os casos de racismo têm aumentado significativamente no mundo. A proposta é tratar essa questão com seriedade, promovendo políticas públicas e construindo avanços no combate ao racismo.

A iniciativa da Prefeitura de Maceió foi elogiada por representantes da sociedade civil, como a vereadora Olívia Tenório e Jonathans Menezes Silva, secretário geral da comissão da igualdade racial da OAB/AL. Todos ressaltaram a importância desse Comitê para avançar na luta contra o racismo e promover a igualdade racial em Maceió.

O Comitê Municipal de Promoção de Igualdade Racial é um marco histórico para a cidade de Maceió e representa um avanço significativo nas políticas públicas de combate ao racismo. Com a atuação conjunta dos membros do Comitê, espera-se que a cidade possa enfrentar de forma efetiva o racismo estrutural e institucional, promovendo uma sociedade mais justa e igualitária para todos.